A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), Zeneide Bezerra,
reconhece que a eleição municipal será um verdadeiro teste das novas
regras eleitorais. Uma avaliação da legislação só poderá ser feita após o
pleito, avalia. “Há muita rivalidade. Os interesses são muitos”, disse
ao jornal Novo.
A partir do dia 16 de agosto, o eleitor passará a ser bombardeado de
propagandas nos mais diversos meios de comunicação por candidatos
lutando contra o tempo para apresentar propostas e convencer o voto.
Além de um prazo reduzido pela metade (de 90 para 45 dias) e menos
recursos disponíveis para o pleito, as coligações terão que ficar
atentas a algumas mudanças nas regras de propaganda. O eleitor será um
fiscal na denúncia de irregularidades, diz a justiça eleitoral.
Os pré-candidatos podem usar suas redes sociais para apresentar
propostas e se apresentarem ao eleitor, desde já. Entretanto, é vedado,
até o dia 16 de agosto, o pedido expresso de voto. Entrevistas em
jornais, revistas, rádios, televisões e portais é permitida para
apresentar plataformas e comentar o cenário político, desde que o meio
trate com isonomia os candidatos, de acordo com a regra vigente.
Quando a campanha de fato começar, várias mudanças poderão ser sentidas.
Entre elas, a proibição do envelopamento de carros, com imagens dos
candidatos. Só será permitido uso de adesivos pequenos ou aqueles
microperfurados no para-brisa traseiro. Cavaletes são sim permitidos,
desde que não atrapalhe o fluxo de pessoas e de veículos. Propagandas em
locais de circulação, mesmo que privados, como shoppings, não são
permitidas. A resolução ainda proíbe distribuição de qualquer brinde ou
coisa que caracterize um favorecimento, ou compra de votos.
Fonte: NOVO jornal via Jair Gomes
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