terça-feira, 30 de abril de 2013

Propostas enriqueceram 5ª Conferência das Cidades do Município de Itaú



Levantar propostos sobre a urbanização do município de Itaú-RN foi o objetivo principal da 5ª Conferência das Cidades realizada no Município que realizou-se nesta segunda-feira, 29, por volta das 8h da manhã a 5ª conferencia Municipal das Cidades, tema: “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!” com apresentação da Banda Filarmônica “José Praxedes Fernandes”, tendo como Maestro o Sr. Gildásio Ramos, abrilhantaram o encontro, trazendo musicas regionais. Em seguida a abertura foi feita pelo Secretário de Finanças, Marcos Moreira, que apresentou o objetivo da conferência, e todo regimento a plenária, que foi aprovado por unanimidade.

Fez seu pronunciamento de abertura, o excelentíssimo Prefeito Ciro Bezerra (DEM) que desejou boas vindas a todos e explanando a respeito da importância da participação de todos ali presente. Tecendo elogios em especial a Banda de Música do Município, destacando apoio para a caminhada da mesma.

Ciro Continuou seus discurso pedindo o apoio de todos os convidados, pois o mesmo deseja governar de uma maneira participativa, e aquele momento era ideal para manter esse contato, mostrando suas ideais, de dar as mãos e contribuir com a 5ª conferência.

A escolha dos participantes foi dada a 2 representantes dos diversos segmentos da sociedade, para que juntos possam tratar metas sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.



Sentindo-se recepcionada de forma calorosa a conferencista Dra. Tânia Regina Maia de Medeiros deu continuidade aos trabalhos, iniciando falando sobre a vida do gestor Ciro Bezerra (DEM) e mostrando que o mesmo, segue no caminho certo, pois é ouvindo a comunidade que a gestão pode seguir em frente mesmo ocasionando erros, porém a participação da massa ajuda a sanar os principais problemas de um município.

“Eu inicio as minhas palavras agradecendo ao Prefeito Ciro... A história desse homem mim sensibilizou muito, é um homem de história de vida bonita, marcada pela simplicidade, pela humildade, é um home presente no município”, disse a conferencista.


Dra. Tânia ainda chamou a atenção para o bem estar do município, onde a mesma destacou que quando a política acaba, acaba também a oposição, e todos devem vestir a camisa do município, respeitando o prefeito eleito e, juntos, colaborando para que as pessoas lutem pelo bem do município.

Com o tema em mãos, a conferencista Tânia começou sua palestra orientado os participantes sobre as leis que rege as políticas publicas, de acordo com a Constituição Federal. Além de orientar os participantes como elaborar propostas que levem o sucesso da 5ª Conferência, apresentando principalmente como deve ser executada cada proposta.

Após a palestra as equipes foram dividas em 4 grupos para juntos elaborem propostas a respeito dos sub-temas sugeridos, com auxilio de textos como forma de orientação para dar idéias os participantes na elaboração de suas propostas.

Grupo 1 - Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano - (SNDU);

Grupo 2 - Fundo nacional de desenvolvimento Urbano (FNDU);

Grupo 3 - Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial;

Grupo 4 - Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade.

O objetivo da 5ª Conferencia foi propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos Nacionais, Estaduais e Municipais com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano; sensibilizar e mobilizar a sociedade itauense para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas urbanos existentes na cidade; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia para a formulação de proposições e realizações de avaliações sobre as formas de execução das políticas urbanas nos âmbitos municipal, estadual e federal e suas áreas estratégicas; propiciar e estimular a institucionalização dos instrumentos de gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano; Avançar na construção das Políticas e do Sistema Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano; Indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do Governo Municipal no tocante às políticas públicas de desenvolvimento urbano; e Eleger os (as) delegados (as) à 5ª Conferência Estadual das Cidades.

Os grupos se reuniram para juntos planejarem suas propostas e já no período da tarde foram apresentadas a todos os grupos, em seguida foi feita a eleições para escolha dos delegados e seus suplentes. A 5ª Conferência foi encerrada com os agradecimentos da conferencista Tânia e o Prefeito Ciro Bezerra que mais uma vez agradeceu a todos os participantes que contribuíram direto e indiretamente para realização da mesma.

Fonte: Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário