quarta-feira, 24 de abril de 2013

ITAÚ/RN: PROFESSORES REALIZAM REUNIÃO PARA DISCUTIR MELHORIAS NA CLASSE



Nesta Quarta-Feira, 24, ocorreu na Câmara Municipal de Itaú/RN uma reunião com a classe dos professores para discutir junto ao executivo local melhorias na profissão. Estiveram presentes sindicato que representa os professores (Sindserpits), Professores, Secretaria Municipal de Educação, Parlamentares do legislativo itauense e população. 
O vereador Ítalo Medeiros (PMDB) substituiu o presidente da casa Paulo Moreira (PHS) que não poder comparecer a reunião registrando seus motivos e também o vereador Márcio Lima que compareceu a reunião e cobrou a reestruturação do plano, sendo que o mesmo foi reestruturado no ano de 2010.

Os professores questionaram muitos âmbitos do plano de cargos carreira e salários dos magistrados locais, sendo que o mesmo segundo eles, vem sofrendo percas salariais desde a administração passada. E também a forma de pagamentopor parte do executivo que paga alguns contratados antes dos efetivos (Professores da Educação Infantil) gerando alguns inconvenientes na referida classe.

A Secretária Municipal de Educação Mirianete Brasil foi convocada para a reunião e prontamente teceu  explicações aos professores e sindicatos que representa a classe mostrando o quadro quantitativo de professores e o impacto financeiro no município com as constantes mudanças que o Piso Nacional estabelece. Alguns professores mostraram-se insatisfeitos com os seus vencimentos, sendo que, os mesmos vem sofrendo variadas percas em detrimento dos índices aplicados pelo governo federal e não acompanhado pelos municípios que não tem condições financeiras de repassar os mesmo reajustes aplicados deixando os professores com as percas salariais, um dos motivos dessa parada nacional pela aplicação total do piso nacional dos professores em sala de aula, principal reivindicação dos magistrados.
A Secretária também pediu que os professores que reivindicarem algo que o façam por escrito, pois assim, a mesma teria uma prova contundente para buscar possíveis soluções que beneficiem a todos.
É bom salientar que  o prefeito Ciro Bezerra deu o aumento estabelecido pelo piso nacional neste ano de 7.97% e estuda uma maneira eficaz para pagar as percas que os professores tiveram desde a implantação do piso municipal em Itaú/RN.

O Sindicato que representa os professores através de sua presidente a professora Francisca Emirene Lucena de Araújo cobrou uma  aplicação correta dos recursos  por parte do executivo. Na pauta estava a discussão das as percas salariais dos professores, Carga Horária, Calendário de Pagamento, Mudanças de Referências, Pagamento dos Terço de Férias quando os professores gozarem suas férias e não quando o executivo estabelecer.
A Comissão que representa o sindicato cobrou do município explicações do porque contratar professores sendo que o mesmo tem em seu quadro cerca de 90 profissionais efetivos e por que os mesmos recebem primeiro seus vencimentos.
A Secretária Municipal de Educação Mirianete Brasil disse que ocorrem necessidades e mostrou que os vencimentos são pagos porque os valores dos contratados são menores e que alguns professores.
A Reunião foi muito importante no âmbito do diálogo entre professores e executivo, mesmo tendo alguns professores (Minoria) que não saibam dialogar e querendo a todo instante impôr suas reivindicações próprias sem tentar primeiro dialogar com as partes envolvidas o que gerou um clima de instável  aos presentes e deixando à tona uma desorganização na classe em sua minoria. É preciso frisar que a classe dos professores luta por uma melhoria de sua docência e estão no pleno direito de reivindicar mostrando que a parada nacional é uma forma de mostrar sua insatisfação junto ao piso salarial pago a eles pelos municípios.

Fonte: Márcio Melo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário