terça-feira, 19 de março de 2013

Severiano Melo inicia trabalhos do PETI e ProJovem

Desde o último dia 11 que o município de Severiano Melo iniciou os trabalhos com as turmas do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do ProJovem, dois programas de muita importância na formação de crianças e jovens.


Objetivos do PETI 
Além dos benefícios financeiros, o programa oferece ainda os seguintes benefícios:
Apoia e orienta as famílias beneficiadas por meio de atividades de capacitação e geração de renda;
Fomenta e incentiva a ampliação do universo de conhecimentos da criança e do adolescente, por intermédio de atividades culturais, desportivas e de lazer, no período complementar ao do ensino regular (Jornada Ampliada);
Estimula a mudança de hábitos e atitudes, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias, numa estreita relação com a escola e a comunidade. 
Para permanecer com as crianças no PETI, as famílias tem que retirá-los de atividades de trabalho e mantê-los na escola com frequência não menor que 85%. 
O que é o ProJovem? 
O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado em setembro de 2007 pela Presidência da República.
A coordenação do ProJovem Adolescente destinada a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social - será de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O ProJovem Adolescente integra serviço e transferência de renda, exigindo esforço de integração de todos os gestores (municipais, estaduais e federal). Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais. 
O início desses dois programas vem somar-se as ações educacionais desenvolvidas no município de Severiano Melo, garantindo dignidade a crianças e jovens carentes e/ou em situações de risco, ao mesmo tempo que também coopera com a renda familiar, já que através deles há repasse financeiro que são agregados ao valor do Bolsa Família, esclarece a secretária de Assistência Social. 
CRAS mais fortalecido
Com vistas em fortalecer os serviços oferecidos pelo CRAS, o prefeito Dagoberto Bessa contratou a advogada Hortência Delmiro que vem se somar a Assistente Social e a Psicóloga no atendimento a demanda de necessidades apresentada pela população do município. 
Dra.Hortência Delmiro, estará atendendo a todos nas sextas-feiras, no CRAS defendendo as causas trabalhistas, criminais, previdenciário, cíveis e família.
 
Fonte: João Moacir 

Nenhum comentário:

Postar um comentário