sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rosalba Ciarlini e Carlos Eduardo prometem unir esforços contra o caos na saúde pública


Fábio Araújo
Gestores se reúnem com o ministro da Saúde na próxima semana 
 
Um “pacto pela saúde” entre Estado e Município foi a promessa que emergiu da reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), realizada na tarde de ontem, quinta-feira (24), na Sala de Reuniões da Governadoria. Na próxima semana, provavelmente no dia 29 ou 30, ambos os gestores terão encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a quem entregarão uma lista de reivindicações para reduzir o caos no setor.
“Dentro desse sentimento de somar forças, vamos apresentar as dificuldades ao Ministério para que possamos restabelecer a normalidade em Natal. Como o SUS é tripartite, é muito importante que haja um trabalho conjunto”, afirma a governadora. De acordo com ela, quando a Prefeitura deixa de cumprir a sua parte, sobrecarrega ainda mais as portas de entrada. “O esforço que o Governo está fazendo na saúde fica prejudicado porque os serviços do Município não estão na normalidade”, constata.
Rosalba destacou a importância das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). “Natal foi contemplada com quatro UPAs, mas só a do Pajuçara foi colocada para funcionar. A unidade da Cidade da Esperança está praticamente pronta e nós precisamos que ela entre em funcionamento, já que tem capacidade para atender 750 pacientes por dia, reduzindo a pressão nas portas dos hospitais. É preciso construir também as outras duas”, cobra.

Walfredo
A governadora anunciou que o advogado Marcondes Diógenes, atual interventor da Associação Marca, será o novo diretor do Hospital Walfredo Gurgel, o maior do Estado. Ele substituirá a atual gestora, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, que entregou o cargo. “Essa nova direção terá que apresentar resultados. Doutor Marcondes tem experiência e amplo conhecimento em administração hospitalar, e esperamos que dê resultado já nos seis primeiros meses, até porque grande parte dos problemas do Walfredo é questão de gestão”.

“Assuntos pontuais”
O prefeito Carlos Eduardo informou que na reunião foram discutidos assuntos pontuais, ainda a serem amadurecidos até a próxima terça-feira, mas não quis se aprofundar no tema e escalou o secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, para detalhar a lista de reivindicações. “Vamos pleitear a ampliação dos recursos para a rede de urgência e emergência, além do reforço dos serviços incluídos nas redes prioritárias do Ministério, como a Rede Cegonha e da melhoria no sistema de marcação de consultas”, explicou Maia.
Ele disse que a Prefeitura já tem recursos assegurados desde 2010 para construir as duas UPAs que faltam. “Vamos correr para recuperar o tempo perdido pela gestão anterior. Esperamos iniciar a licitação para as unidades do Planalto e Parque dos Coqueiros dentro de três meses, e colocar a UPA da Cidade da Esperança para funcionar até julho”, disse Cipriano.

Fonte: Jornal de Fato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário