quinta-feira, 14 de abril de 2011

UFERSA Caraúbas já conta com Conexões de Saberes


O campus de Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido já conta com o Programa Conexões de Saberes: Dialogo da Universidade com as Camadas Populares. A abertura das atividades aconteceu nesta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Caraúbas.

Na ocasião, a coordenadora do Conexões de Saberes, professora Ady Canário, explicou as propostas do Programa que objetiva o desenvolvimento de atividades de extensão universitária. Segundo Ady, o Programa é desenvolvido em cinco eixos temáticos: Práticas e Saberes Populares: Interações com Diferentes Espaços Sociais; Condições de Permanência de Estudantes de Origem Popular no Espaço Acadêmico; Acesso e Permanência de Estudantes de Origem Popular: Desafios e Estratégias; Ação afirmativa e Desigualdade na Universidade Brasileira, e Políticas Públicas para Juventude.

 Na UFERSA Caraúbas o Programa Conexões de Saberes beneficiará um grupo de alunos do curso de Ciência e Tecnologia. Ao todo, foram selecionados 17 universitários que vão participar de projetos de extensão, recebendo uma bolsa no valor de meio salário mínimo. Além disso, também ministrarão aulas gratuitas para alunos de baixa renda que cursam e/ou concluíram o Ensino Médio.

Diante da importância algumas das autoridades que prestigiaram o lançamento do Programa fizeram questão de destacar os benefícios à população. "O nosso maior orgulho é saber que vamos beneficiar os estudantes mais carentes. A UFERSA está provocando muitas mudanças em Caraúbas e região. São benefícios em diversas áreas e certamente teremos muito mais", afirmou o professor Roberto Vieira Pordeus, Diretor do Campus.

As turmas do cursinho gratuito funcionarão nas escolas Lourenço Gurgel e Sebastião Gurgel. As atividades serão iniciadas nos próximos dias. "Agente não poderia receber uma notícia tão boa como essa parceria que vai possibilitar a inclusão de mais jovens na universidade”, declarou o prefeito Ademar Ferreira.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFERSA

2 comentários:

  1. Olá Rômulo Brasil

    Fico muito feliz por chegar a Caraúbas, o Programa Conexões de Saberes, que o informo também que vai acabar( pelo menos aqui na UFRN) no mês de setembro, mas que suas propostas foram transferidas para o PET/Conexões de Saberes, gostaria de saber se aí está sendo assim também?
    Eu, Katson Fernandes faço parte faço parte do Conexões de Saberes da UFRN, campus Natal, desde 2009, e agora estou no PET/Conexões de Saberes, leciono a matéria de Geografia em um Cursinho do Conexões na Cidade de Parnamirim de o ano passado, além de desenvolver no grupo de trabalho do Conexões pesquisas trabalhando com o tema das Ações Afirmativas, e no PET conexões estarei trabalhando em um projeto de extensão, na área do ingresso de alunos da microrregião de Pau Dos Ferros na UFRN. Inclusive tem uma matéria no Blog VOZ INTERIORANA, INTITULADA" Ações Afirmativas, fique por dentro desse assunto" que seria bom os conexistas lerem, e posso passar a fonte de discussão.
    Portanto Rômulo, caso venha a conhecer algum conexista, peça para acessar seu blog e ler esse comentário, e acessar o Blog VOZ INTERIORANA, sob minha responsabilidade, para que possamos trocar umas idéias a respeito desse programa, deixo os meus contatos para que essa turma entre em contato comigo.

    Blog: http://katsonfernandes.blogspot.com/
    (VOZ INTERIORANA)
    Orkut: fernandeskatson@gmail.com
    Orkut procurar por nome: Katson Fernandes
    MSN/E-MAIL: ktsonitau@hotmail.com
    Cel. ( 84) 99349529

    ResponderExcluir
  2. O programa Conexões de Saberes chegou a Caraúbas recentemente e suas atividades ainda não foram iniciadas, mas que segundo o diretor do campus o Prof° Pordeus deve ser iniciadas em alguns dias.
    Em relação a sua pergunta sobre o programa ser transferido em PET/CONEXÕES DE SABERES, não tenho essa informação.
    E em relação aos conexistas todos são do 2° período do curso de C&T, mas não sei quem serão. Assim que souber pode deixar que mandarei eles darem uma olhada no Blog Voz Interiorana.

    ResponderExcluir