quarta-feira, 6 de abril de 2011

Menino de 10 anos é o primeiro do país a receber um coração artificial


O menino Patrick Hora Alves, de 10 anos, ainda não sabe que há duas semanas recebeu um coração artificial. Ele é a primeira criança do país a ter o dispositivo, que fica localizado fora do corpo, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Segundo os pais da criança, eles ainda não contaram porque Patrick está sem poder se comunicar, no Centro Intensivo de Tratamento do INC, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. A família dele é de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade.

O coração artificial funciona como uma bomba para ajudar o batimento do coração. Desde 2009 a família sabia que o menino ia precisar de um transplante, mas acreditava que só seria necessário na adolescência. Patrick tem uma miocardia restritiva, doença que leva o coração a perder suas funções, aos poucos.

Prazo de validadeApesar de ser um dispositivo moderno, o coração artificial requer cuidados e o paciente corre risco de infecção. Segundo o cirurgião cardiovascular Andrey Monteiro, que cuida do menino, o aparelho pode durar apenas de três meses a um ano.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário