sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prefeitos do Oeste cobram delegacia regional para Apodi

MÉDIO-OESTE - A prefeita de Apodi, professora Goreti Silveira Pinto (PMDB), agendará reunião com o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cristovam Praxedes e com o delegado-geral da Polícia Civil, Elias Nobre, para cobrar a implantação de uma Delegacia Regional de Polícia Civil para Apodi, segunda maior e populosa do Médio e Alto-Oeste potiguar.
A exemplo do projeto de construção do campus da Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN) para Apodi que fora defendido pelos prefeitos da região. A implantação da Delegacia Regional também será pleiteada junto ao Governo do Estado pela prefeita, Goreti Pinto e os prefeitos de Felipe Guerra, Braz Costa, de Itaú, Edson Melo, de Severiano Melo, Silvestre Monteiro e de Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz.
"Essa delegacia vai beneficiar toda a nossa região, é justo que todos os prefeitos entrem nessa luta", comentou a prefeita Goreti Pinto.
A Polícia Civil se instalou nas terras apodienses entre os anos de 1998 e 1999 desde sua criação dispõe apenas de um delegado e um escrivão, o resto do contingente é formado por policiais militares cedidos aos quadros da Policia Civil pelo 2º Batalhão de Policia Militar de Mossoró.
Atualmente, a Delegacia de Apodi é "Municipal", mas termina exercendo a função de Delegacia Regional, pois além de Apodi, atende aos municípios de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Itaú. Todo o trabalho é feito apenas por um delegado e um escrivão. Com a chegada da Delegacia Regional, aumentaria o número de agentes, escrivães, delegados, viaturas e armamento, garantindo assim mais segurança e tranquilidade para a população das cinco cidades que compõem a área da Comarca de Apodi composta por 57.590 habitantes e uma área geográfica de 2.317 km. Sendo que Apodi ainda faz fronteira com o temido Vale do Jaguaribe no vizinho Estado do Ceará.
A falta de uma Delegacia Regional tem atrasado e prejudicado os atendimentos às populações desses municípios, pois humanamente é impossível que apenas um delegado seja capaz de atender toda a demanda e com isso vários crimes deixam de ser investigados. As estruturas da Delegacia de Apodi já comprometem os serviços, haja vista no prédio funcionar também o Centro de Detenção Provisória (CDP) com vários agentes penitenciários e quase 30 presos aguardando decisões judiciais.
Caso a transformação da Delegacia Municipal de Apodi para Regional dependa somente de contingente, esse não será problema para o Governo do Estado via Secretaria de Segurança e Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte. É que recentemente aconteceu o encerramento do curso de formação das novas turmas de agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil que terá o seu efetivo aumentado em 40%.
Desde a criação da Polícia Civil no Rio Grande do Norte em 1982, nunca havia ocorrido um número tão grande de convocações dentro da polícia, o que representa um aumento de 40% do efetivo atual. A expansão das atividades da PC para mais de 40 cidades-sedes de comarca do Judiciário, aumentando de 25 para 65 locais, bem como a criação de três Delegacias Regionais, duas Delegacias de Plantão e mais uma Delegacia de Homicídio, localizada na cidade de Mossoró.
Segundo a prefeita Goreti Pinto, nos últimos anos os cinco municípios que compõem a Comarca de Apodi têm tido um crescimento populacional significativo, e paralelo a isso houve também um aumento da criminalidade, tanto na área urbana quanto rural, o que tem nos preocupado muito.

DESTACANDO - Apesar da pouca estrutura, o trabalho da Polícia Civil na região é elogiado pelas autoridades. A prefeita Goreti Pinto destaca a importância do trabalho realizado pelo delegado Clayton Pinto de Souza à frente da Delegacia Municipal de Apodi e garante que levará o nome do bacharel para o comando da segurança pública do RN para que o mesmo assuma a titularidade da futura delegacia regional. "O delegado Clayton conhece a nossa região é um policial muito atuante e dedicado à segurança", concluiu a prefeita.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário