segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PPA participativo tem efeito positivo para os moradores de Itaú-RN.


O último PPA participativo nos bairros da cidade, aconteceu na noite de sexta-feira (16), reunindo os moradores do Alto São Benedito, Centro e Bairro das Flores.

O Secretário de administração Marcos Moreira, fez a abertura da 4ª Audiência Pública, explicando para os presentes o que é o PPA participativo, que logo em seguida formou-se mesa com a presença do Excelentíssimo Prefeito Ciro Bezerra, vice-prefeito Paulo Cesar, o Presidente de Câmara Paulo Moreira e os vereadores Toinho Galego, Gildo Pinheiro, Alex Brasil e Fafá Maia.

Em seu discurso de abertura, Ciro destacou a importância do orçamento participativo, dizendo satisfeito em poder estar ali junto com o povo que terão o direito de exigir, tendo a liberdade e a consciência de que juntos caminham para o futuro, chamando a população para traçar essas metas para os próximos 04 anos.

O prefeito traz a população para democratizar junto com ele na administração. Orientando ainda que aquelas metas que estão sendo tratadas serão alocadas ao PPA, não significando que a prefeitura terá condições de executar todas, ou que vai fazer tudo, não, de acordo com Ciro isso será analisado ano a ano, colocado no orçamento e tentar realizar as ações.

O Prefeito agradeceu a presença do Legislativo por estar apoiando a ideia, e estão ali para ver as exigências da população e aprovar os projetos, além de falar sobre os objetivos do PPA participativo, que não basta reunir-se em uma sala e colar metas sem a participação da população.

O vice-prefeito, Paulo César e os vereadores presentes fizeram uso da palavra explicando e orientando os munícipes em seus pedidos, para que aproveitem a oportunidade que esta sendo colocada em especial as necessidades do setor.

O vereador Gildo Pinheiro apresentou sugestões de projeto ao prefeito Ciro Bezerra, como o bolsa água e luz social, para atingir a população mais carente que não tem condições de pagar os valores cobrados, o vereador também sugeriu o Bolsa Estudos, para aqueles alunos carente que não tem condições de financiar seus estudos em outros municípios, relembrando também o projeto internet para todos.






Após as palavras das autoridades, foram distribuídos os formulários para os populares anotassem suas propostas que foram apresentadas pelo secretário de finanças.














O bairro centro também não fugiu dos pedidos dos demais bairros, pedindo pavimentação e restauração dos calçamentos, lixeiras/tambores de lixo, saneamento básico olhar especial para o esgotamento que corta as ruas Antonio Moreira e a Travessa Pedro Maia, recolhimento do lixo, Praça de eventos, médico 24h, policiamento, iluminação, sinalização do trânsito, programa para assistir os deficientes, internet para todos, carro PSF, quebra Molas, carro limpa fossas, restaurante popular, contração de médicos cardiologista, ortopedista, pediatria e médicos plantonistas, conclusão do ginásio poliesportivo e a quadra Carlos Emanuel, Recolhimento de metralhas das vias publicas, asfalto, operação tapa buraco, Municipalização do Trânsito, concerto dos canais de televisão, corte de plantas, Construção da Casa da Cultura, lombadas eletrônicas e manutenção dos canteiros.

O vereador Toinho Galego demonstrou preocupação no que diz respeito ao abastecimento da água no município, não só na Zona Urbana como na Zona Rural, com olhar voltado as adutoras dos assentamentos e construção de mais adutoras para os sítios que ainda não são beneficiadas com o liquido, já para a cidade o vereador propôs a construção de mais uma caixa d’água para desafogar a falta de água.

A audiência foi encerrada com o pronunciamento do Prefeito Ciro Bezerra que agradeceu a Maria Basílio e Rosa por terem cedido o espaço para a concentração e ao povo presente.

Dizendo-se feliz com as propostas apresentadas pelos morados, que são palpáveis para a administração e terá um olhar voltado para todos os pedidos, gradecendo as propostas de todos, em que juntos com o poder legislativo.

Já em relação a saúde o prefeito trouxe uma boa notícia para os munícipes, dizendo que Itaú-RN ficou com a escla média de 24h, podendo haver situações avessa, geradas pelos fatos do dia a dia, quanto aos médios ortopedists, pedriatras o prefeito vê uma grande dificuldade quanto a contração, pois os recursos recebidos pelos municípios não são fixos, sofrendo altas e baixas, não tendo condições de manter esses medidos, porém está estudando a possibilidade de poder trazer pelo menos uma vez por mês para atender a necessidade da população nessa área.

Ciro também falou em relação ao PSF, que é uma exigências de todos os bairros, mais para isso a cidade precisa ter 6 mil habitantes, faltando em média pouco mais de 400 pessoas para o município ser contemplado com um novo PSF. Contudo agradeceu a todos e está feliz em poder realizar varias ações propostas, em especial o saneamento básico, que destaca como um sonho da administração, mas que não está medindo esforços para a realização desse projeto, indo a Natal-RN, Brasília-DF cobrando esses recursos, visto que, o município pertencer à bacia Apodi-Mossoró, algo que favorece o município.

As próximas audiências públicas acontecerão na Zona Rural.

















Fonte: Cidade News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário