terça-feira, 16 de julho de 2013

Samu Natal tem apenas três ambulâncias atendendo nesta terça

Feridos foram levados para o pronto-socorro Clóvis Sarinho (Foto: Fernanda Zauli/G1)
Seis macas estão presas em hospitais de Natal
(Foto: Fernanda Zauli/G1)
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (Samu) tem apenas três ambulâncias prestando atendimento à população nesta terça-feira (16). A informação foi confirmada pelo médico regulador do Samu, Rafael Rosas, e pelo diretor médico Ariano Oliveira. Segundo eles, seis ambulâncias estão com maca s presas em hospitais da capital e outras três estão quebradas.
De acordo com o médico, o Samu Natal possui ao todo 3 ambulâncias de UTI e 9 básicas. "Nesta terça-feira apenas uma UTI está funcionando e neste momento está em atendimento. Isso significa que um caso de AVC ou infarto ficará sem assistência hoje por falta de ambulância", disse o médico.
Ele explicou que as ambulâncias socorrem os pacientes até o hospital e, ao chegar lá, quando não há leitos disponíveis, a maca fica presa na unidade hospitalar para acomodar o paciente, e a ambulância fica parada, sem ter como prestar atendimento a outros pacientes. Segundo ele, a situação vem se agravando desde sábado (13). "A situação é angustiante", disse Rafael Rosas.
O diretor médico do Samu Natal, Ariano Oliveira, informou que algumas ambulâncias já têm mais de 150 mil quilômetros rodados e apresentam problemas recorrentes. "Já solicitamos novas ambulâncias ao Ministério da Saúde, mas esse é um processo burocrático", disse.
Para tentar minimizar os trantornos, a coordenação do Samu Natal está tentando trocar três das macas presas em hospitais com as macas das ambulâncias quebradas, o que disponibilizaria três ambulâncias para o atendimento.
Fonte: G1 / RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário