sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mais de um milhão de eleitores deverão passar por revisão biométrica no Rio Grande do Norte




Mais de um milhão de eleitores deverão passar por revisão biométrica no Rio Grande do Norte
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE/RN iniciou em abril a primeira etapa do Projeto de Revisão Eleitoral com coleta Biométrica que acontece em 2013 e segue até 2014.
Nesta primeira fase, que será encerrada no próximo dia 8 de maio, são incluídos 16 municípios.

As cidades que integram a primeira etapa são constantes da 19ª, 40ª, 55ª e 57ª zonas eleitorais. São elas: Pau dos Ferros, Encanto, São Francisco do Oeste, Francisco Dantas, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Água Nova, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Lucrecia, Rafael Godeiro, Gov. Dix-Sept Rosado, São Tomé, Barcelona, Ruy Barbosa e Lagoa de Velhos, atingindo um total de 189.186 eleitores.

Até fevereiro de 2014, o Rio Grande do Norte completa o projeto de recadastrar por biometria 40 municípios, incluindo a capital Natal e Mossoró, num total de 1.077.483 eleitores. O objetivo do cadastramento biométrico é garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro. A tecnologia da biometria contribui para a racionalização do processo eleitoral, impedindo fraudes na identificação do eleitor.

Desde o início do ano, 163 municípios dessas localidades já começaram a identificar seus eleitores pela impressão digital. Por meio dessa tecnologia, o mesário identifica o eleitor após comparar as impressões digitais deste com as digitais previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica.

A Justiça Eleitoral conta hoje com cerca de quatro mil kits biométricos para atender a todos os Estados que farão o recadastramento. Cada kit é composto de dispositivo de capturas de fotos, scanner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento). Com apenas um kit biométrico o servidor da Justiça Eleitoral treinado para fazer o recadastramento consegue cadastrar, em média, 25 a 30 eleitores por dia.

A meta do TSE é que em 2018 todos os eleitores brasileiros estejam aptos a votar nas eleições após serem identificados pelas impressões digitais.

De Fato via O Mural de Riacho da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário