domingo, 26 de maio de 2013

Vereador Jailson Brito aciona promotoria de justiça para investigar prática de mensalão na Câmara Municipal de Itaú


Na sessão da Câmara Municipal de Itaú-RN, realizada na sexta-feira (24) o vereador Jailson Brito revelou aos demais colegas que havia procurado a Promotoria de Justiça para investigar as ações do poder Legislativo.

Jailson disse que na semana passada foi até a promotoria pedir ao promotor púbico para fiscalizar as contas da Câmara Municipal de Itaú. O vereador que saber, segundo ele, o que entra, o que saí, o que está pagando, a quem está pagando, porque o salários dos vereadores são abaixo dos da região. Dizendo querer saber o que acontece dentro da Casa Legislativa, levantando outros questionamentos desde a criação do poder legislativo, onde percebe que a casa permanece parada no tempo, exigindo também do presidente um resposta a respeito das centrais de ar condicionado que foram adquiridos, estando ali expostos e não haviam sidos instalados a 5 meses.

O imbróglio teve início quando o vereador Ítalo Medeiros se disse indignado com as coisas que vem acontecendo na casa legislativa. O vereador se referiu a um ofício enviado pela casa legislativa ao Secretário de administração Finanças, Marcos Moreira, pedindo a republicação do Projeto da criação de aquicultura. (ver postagem anterior)

O Vereador ainda orientou o presidente ao ver que está acontecendo algo errado com o poder executivo, acionasse a promotoria de justiça, pois afirmou que ao ver algo errado faria o mesmo, e caso o prefeito não corrigisse o erro, entrariam com o pedido de investigação. Encerrou suas palavras dizendo que isso não seria necessário porque Ciro, com certeza, prometeu que estava trabalhando em favor do povo e iria fazer o certo.

“Eu até essa semana, eu fui a promotoria, eu tive conversando com o promotor, eu vou começar agir da minha maneira, não fui ainda nada da prefeitura, mas pedi ao promotor público para fiscalizar as contas da Câmara Municipal de Itaú. O  que é que tá entrando aqui, o que é que tá saindo, o que é que tá pagando, a quem tá pagando, porque os vereadores tem o menor salário da região, se é culpa da Câmara, ou se é culpa da prefeitura, se é o repasse que é pequeno ou não é, não quero saber quem e o culpado, eu quero saber o que está acontecendo aqui dentro. Porque a câmara de Itaú foi feita num mandato e não foi feito mais nada? Porque a gente está aqui a cinco meses, meu amigo Paulo comprou esses ar condicionados e está ai parados, não tem dinheiro? Eu quero saber o que está acontecendo. Então eu estou com esse projeto de ver o que está acontecendo aqui na Câmara. E você! Tá vendo que está errado lá, eu aconselho ir atrás, porque no dia que eu ver que tiver errado lá também, eu vou atrás. Agora vamos colocar esse negócio do prefeito pra segunda-feira, se ele não fizer..., mas eu tenho certeza que ele vai fazer o certo. Porque ele prometeu ao povo de Itaú que ia trabalhar em bem do povo, pelo beneficio do povo e com certeza vai fazer viu Ítalo”. Encerrou Jailson.

O vereador Ítalo Medeiros rebateu o edil, dizendo não ter certeza de nada, porque a casa legislativa já foi palco de discussão há alguns dias atrás, onde os professores do município reivindicavam o piso salarial, e em reunião com o poder executivo disse que não podia dizer nada aos professores porque não estava por dentro das contas do município:

“Obrigado Jailson Parreira, pelo enriquecimento da discussão aqui nesta casa, e eu digo o seguinte, eu não tenho certeza de nada, caro amigo Jailson, porque misturando uma coisa com outra, esta casa aqui já foi palco de discussão há pouco tempo atrás, o colega Márcio Lima aqui faz tantos anos que faz parte da comissão, em que os professores estão lutando pelo aumento de piso dos seus salários; e já soube que há poucos dias atrás houve uma reunião no sindicato com o executivo municipal, o secretário e mim parece que... já estamos no mês maio, e o executivo parece que se pronunciou-se lá, e disse que ainda não podia dizer nada aos professores, porque não tava por dentro ainda das contas do município, não estava inteirado ainda em relação aos tramites de suas secretarias. Se o prefeito municipal com cinco mês de mandato não sabe o que está ocorrendo na secretaria de Educação e outras secretarias, eu acho que ele precisa se interirar mais de sua gestão...” ponderou Ítalo.

O presidente da casa, vereador Paulo Moreira, tentou explicar ao colega vereador Jailson Brito, que quando um trabalho vota e escolhe alguém é porque confia. E ser administrador não é fácil, pois não tinha conhecimento de como era administrar uma casa legislativa e que só quando sente na pele é que sabe realmente o que acontece em uma administração.

Paulo disse que a casa estava aberta de segunda a sexta-feira, para qualquer um saber o que o vereador faz, apontando que muitos dos vereadores nem ao menos procuram saber quando serão realizadas as sessões da Câmara e achar que ele estava ali para esconder a verdade, pelo contrário, não irá dar um passo maior que a perna, para que depois não seja responsabilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), mostrando ainda que desde muito tempo, precisamente do tempo em que Raimundo Fernandes era Presidente de Câmara que os mesmos procuram respostas a respeito dos salários, e que até hoje permanecem na mesma.

Paulo explicou de maneira breve como é feito a sua administração e os recursos que são passados pelo poder executivo, pedindo paciência aos colegas vereados, porque esta tentando fazer o melhor pela casa, dizendo ser difícil no começo, mas que com o tempo a experiência faz com que consigam fazer algo melhor pela casa. Para ele o importante e chegar em casa e poder dormir com a cabeça tranquila, fazendo tudo a seu tempo, e não meter os pés pelas mãos.

Parabenizou a medida do vereador em procurar a procuradoria para o fiscalizar, pois não tem medo de mostrar que está fazendo a coisa certa, e que conta com todos para acertar, e que jamais fará algo que não possa ser feito. E que cumprirá os seus dois anos de mandato de cabeça erguida e com consciência.

Jailson Brito pediu a palavra para explicar que quando procurou o promotor, não foi para fazer denúncia de ninguém, e sim para pedir a prestação de contas que a cinco meses pediu e não foi atendido e sem falar no regimento da casa que até hoje não recebeu. Pedindo apenas para saber o que entra e o que sai da casa, que é uma exigência não só dele, mas do povo que os elegeram.

Alertou os vereadores que se existisse prática de mensalão na casa, os vereadores não recebesse mais dinheiro, por que a partir daquele momento a casa estava sendo investigada, pois todo dinheiro teria que ter uma explicação para onde saiu.

Jailson disse que se ele (Paulo) estava fazendo a coisa certa, não tinha com o que se preocupar, pois estava fazendo seu papel de cidadão como defensor do povo de Itaú-RN, pois nem sabia se seria mais candidato a vereador, prevendo ainda que daqui a dois anos poderia ser até deputado ou governador, e que tinha certeza que seria marcado na casa legislativa, porque vai fazer com que as contas da câmara sejam transparentes, seja quem dor o presidente, e se algum colega estiver pegando dinheiro fora parte, não pegue mais, porque ele já está investigando as contas, dizendo que o promotor já está de pediu os extratos das contas da câmara.

O edil disse que não está julgando, nem denunciando ninguém, está fazendo aquilo que o povo quer que seja feito, representando o povo. E que quando o promotor puxar as contas da Câmara estiver tudo bem, estará ali para parabenizar o nobre presidente, mas caso contrário, ele tomar as medidas junto a promotoria para ver o que acontece com a casa.
Paulo disse ser importante a divulgação da prestação de contas da casa, mas que o vereador Jailson só pode acusar alguém com provas; quanto as contas e o regimento da casa, qualquer vereador pode ter acesso, desde que permaneça nas dependências da casa legislativa, sem retirar a documentação do local. Paulo disse ainda que o vereador está chegando muito cedo na coisa, alegando está tudo ali a disposição, e que não mandaria para ele porque ele não era o contador da câmara. Dizendo com certeza não ter nada irregular, e que o nobre vereador estava procurando mais alguma coisa, pois tudo será mostrado e apresentado, e caso estivesse certo ou errado que o mesmo fosse notificado.

Fonte: Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário