sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Banhistas saem verdes após mergulho em lagoa de Linhares, ES

Do G1 ES, com informações da Gazeta Online*
Criança sai com cor verde após mergulgar em lagoa de Linhares, Norte do Espírito Santo (Foto: João Lucas/ VC no ESTV) 
Criança sai com cor verde após mergulhar em lagoa de Linhares (Foto: João Lucas/ VC no ESTV)
 
Banhistas que foram à lagoa pública de Linhares, no Norte do Espírito Santo, ficaram assustados após ver a água do local com a cor esverdeada, na tarde desta quinta-feira (25). O internauta João Lucas registrou em fotos a situação das pessoas que entraram na lagoa. Nas imagens, crianças e um cachorro saíram com a cor verde após mergulharem na lagoa. Apesar da coloração diferente, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) do município foi ao local e disse que a água está própria para banho.


Cachorro também saiu com pelo colorido após entrar em lagoa, no Espírito Santo (Foto: João Lucas/ VC no ESTV) 
Cachorro também saiu com pelo colorido após
entrar em lagoa (Foto: João Lucas/ VC no ESTV)
Segundo a prefeitura de Linhares, a cor verde se deve ao acúmulo de microalgas causado principalmente pelo calor, pela intensa iluminação solar e pela abundância de nutrientes na lagoa, fenômeno que vem sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Walter Maia, esteve com biólogos no parque para avaliar a situação. Ainda nesta sexta-feira (26), será feita uma nova coleta de amostras que serão encaminhadas para análise.
A prefeitura também informou que o Iema faz análises semanais de balneabilidade na lagoa para garantir a segurança dos banhistas, e segundo os últimos resultados apresentados, a água estava própria para banho.

*Com colaboração de Samira Ferreira, do Gazeta Online

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário