Começa neste sábado (24) a campanha de atualização das vacinas para crianças em todo o Brasil. Crianças menores de 5 anos de idade devem ser levadas aos postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e as vacinas atualizadas de acordo com a situação de cada uma.
Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil, que são a BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
Segundo o Ministério da Saúde, o público nesta faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças. A campanha será realizada até o dia 30 deste mês, em conjunto com estados e municípios.
É o segundo ano que vai ser realizada uma campanha "multivacinal". Campanha semelhante foi realizada em 2012. Este sábado vai ser o "Dia D", em que todos os postos de saúde da campanha vão estar abertos no país. São cerca de 35 mil postos em todo o Brasil e mais de 350 mil profissionais envolvidos na campanha.
Rio Grande do Norte
Começa hoje no Rio Grande do Norte a campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação e também para suplementação de vitamina A, em crianças de seis meses a 59 meses de idade. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde, está executando a atividade em conjunto com as Unidades Regionais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, no período de 24 a 30 de agosto, sendo 24 o dia D de divulgação e mobilização nacional.
Itaú-RN
Em Itaú, a Secretaria da Saúde avisou que todos os postos estarão abertos para receber a população. As crianças menores de 5 anos que estejam com o calendário de vacinas atrasado devem ser levadas aos postos de saúde. Depois de hoje, a Campanha de Atualização das Cadernetas de Vacina continua até o dia 30 de agosto, nos postos de saúde de Itaú.
Ttodos os pais e responsáveis devem levar as crianças menores de cinco anos às Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), das 8h às 17h, de posse de documento de identificação e da Caderneta de Saúde da Criança. Até as crianças que não tenham o documento, devem ir ao posto de vacinação para que sejam avaliadas pelos profissionais de saúde. Mesmo achando que elas estejam em dia com as vacinas e com a suplementação da vitamina A, é interessante que os pais busquem o serviço.
Na campanha de multivacinação, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). As crianças, especialmente as menores de cinco anos, só estarão protegidas, de fato, quando completarem todo o esquema vacinal.
Fonte: Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário