Programa incentiva a sociedade a se inteirar sobre o se passa dentro das unidades de ensino.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Riacho da Cruz deu início às atividades do programa FormAção pela Escola, programa de formação continuada, na modalidade à distância que visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, avaliação, prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. O FormAção pela Escola é voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.
Em Riacho da Cruz, 63 profissionais da educação, entre professores, gestores e funcionários do quadro, participam do programa, divididos em duas turmas sob a tutoria da professora Clédina Mafaldo. O curso é composto por cinco unidades de estudo: Unidade I – Políticas Públicas na área Social; Unidade II – Políticas para a Educação Básica; Unidade III – Financiamento da Educação Básica; Unidade IV – Controle Social no Âmbito das Políticas Públicas para a Educação e Unidade V – Os Programas do FNDE.
Durante o curso, os participantes, que contam com material didático em versão on-line, disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle), são acompanhados por um sistema de apoio à aprendizagem, realizado pelo tutor do curso. Além disso, o programa conta com a equipe gestora estadual, que monitora e avalia as atividades de tutoria e os resultados de execução após o curso.
A avaliação dos cursistas é feita de duas formas: autoavaliação e avaliação realizada pelo tutor. Ao término do curso, que ocorre durante todo o mês de fevereiro, os participantes que obtiverem aproveitamento satisfatório nos itens de avaliação, receberão o certificado de conclusão do curso, num total de 40 horas.
Círios Vannuci de Souza
Assessor de comunicação da PMRC
Nenhum comentário:
Postar um comentário