segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mulheres vitoriosas na difícil luta contra o câncer

Aos 50 anos, Maria Gorette Maia já retirou nódulos e um tumor do seio, fez cirurgia, quimioterapia, radioterapia e venceu a doença
MARIA GORETTE enfrentou e venceu o câncer de mama. 
(Foto: Alcivan Costa-GAZETA DO OESTE)

O olhar sereno e os sorrisos constantes refletem a mulher vitoriosa que é a agricultora Maria Gorette Maia. Aos 50 anos ela já retirou nódulos e um tumor do seio. Fez cirurgia, quimioterapia e radioterapia, encerrou o tratamento contra o câncer e atualmente faz exames a cada três meses para monitorar a saúde.
 
 
Natural de Caraúbas, Gorette descobriu que estava com câncer de mama em 2009. Ela já havia retirado nódulos nas duas mamas – nenhum era maligno – e fazia exames regularmente, mas percebeu, em 2009 quando estava deitada à noite e passou a mão no seio que estava com um caroço. “Foi de um dia para outro. Senti o caroço e comecei a batalha. Marquei logo a consulta, fiz os exames – alguns pelo Sus, outros particular, pois tinha que ser rápido – e foi então diagnosticado o câncer de mama. Fiz duas sessões de quimio, mas a cada dia que passava ele aumentava mais e então, doutor Dennis marcou logo a cirurgia para retirar a mama do lado direito para o dia 13 de abril de 2010. Depois fiz mais sessões de quimioterapia e também de radioterapia. Foram 28 sessões de rádio em Natal e a quimioterapia em Mossoró. Graças a Deus terminei as sessões há um ano e cinco meses e venci. Agora faço exames de três em três meses, estou na fisioterapia e hidroginástica”, conta Maria que vem três vezes por semana a Mossoró para o acompanhamento médico e multiprofissional.
 
 
A agricultora revela que sempre confiou em Deus de que ia ficar curada e só ficou um pouco angustiada antes do diagnóstico por causa da demora, uma vez que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e o tratamento pode se tornar mais rápido. “Mas Deus estava do meu lado o tempo todo e eu estou encarando o momento. Já tinha muita fé, mas com a luta contra o câncer aumentei cada vez mais. Deus é tão maravilhoso que eu fiquei forte até em chorar. Nada me abala mais. Aceito na maior naturalidade e nunca caí nessa de ficar chorando, me maldizendo. Nunca fiz isso e nem vou fazer”, ressaltou.
 
 
O apoio da família – do esposo e dos filhos – também foi fundamental para a vitória de Gorette, como também a assistência em Mossoró e melhoria na rede pública de saúde. “Tive apoio total da minha família, meu esposo e meus filhos me acompanhavam sempre, me deram muita força”, relata a caraubense que já havia convivido com a doença quando a mãe teve câncer de estômago. “Minha mãe morreu de câncer no estômago e na época em que ela estava doente era mais difícil. Ela tinha que fazer tratamento em Natal, muitas coisas eram particulares, quase nada era pelo Sus. Acho que se eu tivesse que fazer todo o tratamento em Natal, não teria conseguido. É muito desgaste. Graças a Deus tenho assistência aqui em Mossoró e muita coisa é pelo Sus”, avaliou.
 
 
Diante da assistência e ajuda na luta contra o câncer recebidas, Maria conta que reza todos os dias e pede saúde para a equipe de Dr. Cure que a trouxe para a unidade de apoio aos adultos com câncer da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) e para o Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM). “É tudo maravilhoso”, reconheceu.
 
 
 Fonte: GAZETA DO OESTE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário