quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

UFRN - Comperve explica erro de impressão

A Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN) garante que não existe qualquer motivo para preocupação sobre o sigilo ou comprometimento do processo seletivo de 2011 por conta do “erro de impressão” nas provas de seis candidatos, detectado no segundo dia do concurso.

Seis alunos, que tiveram as inscrições validadas após o prazo (24 de setembro) receberam a prova da segunda-feira (29) com uma questão-teste semelhante a da prova discursiva, que seria aplicada no terceiro dia de prova. A presidente da Comperve, Betânia Ramalho Leite, explicou o incidente, ontem, e garantiu que o fato não ameaça a idoneidade do processo seletivo.

“Nós não recebemos – dentro do prazo – a confirmação do pagamento da taxa do vestibular de seis candidatos. Eles  fizeram esse pagamento no correspondente bancário Ligeirinho, do Banco do Brasil, que não nos mandou no prazo. Depois de muita conversa com o correspondente do banco e para não prejudicar os alunos – que obedeceram as datas estipuladas pela Comperve – as inscrições deles foram validadas na última sexta-feira. Nesse dias foram impressas as provas dos seis alunos e por um erro da máquina foi ‘puxada’ uma questão teste do nosso banco de dados”, explicou Betânia Ramalho.

Ao serem entregues as provas nas salas, os candidatos constataram o erro, informaram ao fiscal e o caderno foi substituído por um reserva. “No caderno de prova constava uma questão discursiva da prova de Química. Como cada sala tem um quantitativo de provas reservas – nós imprimimos cerca de 10% a mais do total – eles receberam, imediatamente, essas provas”, acrescentou a presidente da Comperve.

Para evitar problemas, pois a questão teste era semelhante com a  que estaria na prova discursiva de Química, programada para o terceiro dia de provas (ontem), a Comperve anulou a pergunta e imprimiu uma folha avulsa que foi anexada ao caderno de provas oficial. Os novos cadernos foram enviados na segunda-feira a noite para os locais de prova do interior e ontem para os colégios de Natal.

“Foi uma pena ter acontecido essa falha, mas não vai manchar a imagem do Vestibular da UFRN, até porque sempre trabalhamos para evitar qualquer tipo de erro. Nós lamentamos o acontecido, pois as provas passam por um rigoroso controle. A Comperve é autossuficiente, há anos somos responsáveis por todo o processo seletivo e nunca houve grandes problemas. Não querer desmerecer a Comperve, até porque não recebemos nenhuma reclamação”, diz Betânia.

A Comperve não revelou o nome dos alunos e nem para quais cursos eles prestaram vestibular. Foi informado apenas que  foi para as áreas de Biomédica e Tecnológica. Alguns realizaram as provas no Campus da UFRN e outros na zona Norte. Não houve incidente com alunos do interior do estado.

Para os candidatos, o incidente, não alterou muito a confiabilidade da Comperve. “A Comissão é muito séria nesse sentido e não cometeria uma falha dessa de colocar uma prova do terceiro dia junto ao segundo. Essa divulgação deve ter sido alguém com a intenção de desestabilizar os candidatos”, afirmou Admir Jales, candidato a uma das vagas do curso de Medicina.

O professor de Física Carlos André, que trabalha há 17 anos na preparação de alunos para o vestibular da UFRN também não vê problemas nessa falha. “A UFRN é muito cuidadosa com o processo seletivo. Mas a gente sabe que sempre existe uma possibilidade de erro. Mas para mim, nenhum candidato foi prejudicado porque a Comperve lidou com o caso de maneira inteligente. Pois quando os alunos receberam o caderno de provas a questão ‘problema’ já estava anulada e outra foi colocada no lugar. Dessa forma nenhum aluno foi prejudicado ou beneficiado. Parabenizo a Comperve pela competência”, disse Carlos André.

Os alunos que se sentirem prejudicados com relação as questões do Vestibular 2011 tem dois dias (01 e 02 de dezembro) para interpor recursos. As orientações estão disponíveis no edital (www.comperve.ufrn.br).

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário