terça-feira, 1 de setembro de 2015

Missa de Abertura da Festa de Nossa Senhora das Dores 2015 será marcada pela Admissão de novos Coroinhas





Cada vez mais o coração do povo itauense anseia pela Festa de Nossa Senhora das dores 2015. Isso é perceptível nas muitas manifestações que vem ocorrendo no período chamado de Pré-festa. A abertura da Festa acontecerá no próximo sábado dia 05 com algumas atividades já previstas. Dentre elas, acontecerá um momento marcante: Pela primeira vez na História da Paróquia de Itaú haverá a admissão de novos coroinhas. Uma articulação feita pela pastoral dos coroinhas da Matriz de Nossa Senhora das Dores vem ocorrendo desde o mês de julho. 

Ela culminará com o engajamento de 18 novas crianças a fazerem parte da turma de coroinhas daquela Igreja. Os coordenadores da pastoral desenvolveram, durante um período de dois meses uma “espécie” de “cursinho” para ser coroinha. Foram feitos aprofundamentos, estudos e espiritualidades com os candidatos e os seus pais. A finalidade dessa preparação foi tornar claro que para ser coroinha a criança ou o adolescente precisa estar consciente do serviço que presta a Deus na Igreja e na comunidade, por isso, ela precisa da ajuda da Família. Daí que durante esse tempo aconteceu também formação com os pais das crianças.  

                O que muitos não sabem é que ser coroinha não é somente ajudar o padre na hora da missa a transportar os objetos que são usados nela, mas, é ajudar a comunidade e ao próximo naquilo que for preciso. Ser coroinha é dar um testemunho da fé cristã seja servindo no altar, na escola, em casa, na rua, etc. É servir a Deus espalhando o seu amor por onde o coroinha passar.  O coroinha é uma função desempenhada geralmente por crianças e adolescentes no serviço do altar e da comunidade. 

A Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Itaú, que até pouco tempo contava apenas com três jovens na turma, agora ganhará novos membros que serão acolhidos pelo Administrador Paroquial, o Padre Francisco das Chagas Costa e toda comunidade paroquial de Itaú. Esse acolhimento se dará durante a Missa de Abertura da Festa de Nossa Senhora das Dores (próximo Sábado) num ritual conhecido como Admissão. Itaú será a primeira cidade (da paróquia) a realizar esse momento, fato que deve se repetir nas demais comunidades que formam o território paroquial: Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e o distrito de Santo Antônio.  

Atualmente está sendo montado um projeto paroquial para ser aplicado para todas as turmas de coroinhas, sendo que esse momento, vivenciado pela turma de Itaú, já é algo previsto. A ideia é fazer a admissão dos coroinhas durante as festas de padroeiro das comunidades onde eles estarão servindo, visto que a Festa de Padroeiro é o coroamento de tudo aquilo que foi desenvolvido durante o ano numa comunidade.    

Fonte: Seminarista Marcilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário