quinta-feira, 24 de abril de 2014

Professores da Ufersa poderão paralisar atividades na luta por melhores salários


Edinaldo Moreno/Da redação
Está marcada para esta quinta-feira, 24, uma assembleia para definir os rumos dos professores da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) onde discutirão a possibilidade da categoria entrar em greve.
Segundo o presidente da Associação de Docentes da Ufersa (Adufersa), José Torres Filho, os professores irão discutir se vão paralisar as atividades acadêmicas e esperarão uma posição de Brasília em relação à greve.

“Vão nos reunir para definir se aceitamos ou não a paralisação. Tudo vai depender da reunião que será realizada em Brasília neste fim de semana, nos dias 26 e 27. Caso se decida pela greve, haverá outra assembleia em Mossoró para ratificarmos a paralisação”.
José Torres Filho ressalta que a categoriem torno de R$ 2,5 mia têm quatro reivindicações. A primeira diz respeito ao piso salarial que deverá ser alinhado ao salário mínimo que prega o Dieese, algo em torno de R$ 2,5 mil. A segunda é sobre a carreira acadêmica do professor federal, pois vários deles tem problemas e precisam de progressão e uma estabilidade quando chegar ao tempo de serviço destes profissionais para a aposentadoria.
A terceira reivindicação da classe são as condições de trabalho enfrentadas pelos docentes, no que diz respeito ao funcionamento das unidades que estão sendo construídas e a quarta é a autonomia universitária, pois a universidade deve gerir finanças, patrimônios, entre outros.
A expectativa é que cerca de 100 docentes compareçam a assembleia nesta quinta.
Fonte: Jornal de Fato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário