quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Servidores da educação estadual entram em greve por tempo indeterminado

Assembleia do Sinte deflagrou greve por tempo indeterminado (Divulgação)Assembleia do Sinte deflagrou greve por tempo indeterminado (Divulgação)
Os trabalhadores da rede estadual deflagraram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria, realizada na manhã desta terça-feira (28). O motivo para a paralisação, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), é o descumprimento por parte do Governo do Estado de acordos firmados em 2013.

“Não há mais espaço para promessas”, declarou a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso. “Corremos muito atrás, buscamos sempre o diálogo, mas só recebemos promessas e com o tempo vimos que não passava disso”, lembrou.

A greve foi deflagrada no primeiro dia do ano letivo de 2014 porque no ano passado, após outra paralisação, o governo firmou um acordo com a categoria e não cumpriu. Em agosto, reeditou o combinado, mas até agora nada foi cumprido.
A Secretaria Estadual de Educação foi notificada diversas vezes pelo sindicato, mas somente nesta segunda-feira (27), na iminência da greve, chamou a direção para audiência. A secretária Betânia Ramalho não compareceu e enviou o secretário adjunto para conversa, que não avançou nas reivindicações.
O governo se comprometeu apenas a pagar o terço de férias no próximo pagamento e a reajustar o piso salarial em fevereiro com retroativo a janeiro, o que é uma obrigação do estado prevista em lei.
Ainda segundo o Sinte, enquanto a propaganda oficial do governo mostra que está tudo certo, as escolas da rede estadual continuam sucateadas e se deteriorando, o número de professores é insuficiente para a demanda, falta suporte pedagógico e os profissionais estão insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho e com o descaso. Mesmo diante do clamor de pais e estudantes diversas escolas foram fechadas nos últimos anos.
Após várias tentativas, só restou à categoria deflagrar a greve, explica Fátima Cardoso. O Sinte convocou a categoria para cruzar os braços e exigir respeito. Na assembleia foi definido ainda um cronograma de atividades que serão desenvolvidas durante a greve.
Pauta de reivindicações
Revisão do Plano de Carreira do Magistério
Pagamento de uma Letra para os professores
Redimensionamento do porte das escolas e gratificação dos diretores
Modificação da portaria 731/2003
Permanência da Letra quando da Promoção Vertical
Mecanismo de Concessão de Licenças-prêmios
Ajuste do déficit na correção salarial de 2013
Complementação na base salarial dos funcionários da educação
Convocação dos concursados
Fonte: O Mossoroense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário