quarta-feira, 6 de março de 2013

Governadora sai em defesa dos salineiros do RN



Nesta quarta-feira (6), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu dos empresários salineiros, uma série de queixas contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), incluindo as multas aplicadas resultantes da Operação Ouro Branco, realizada pelo órgão federal e que resultou na autuação de 35 salinas do RN com o montante de R$ 80 milhões em multas.
As queixas dos empresários foram apresentadas durante reunião na manhã de hoje no auditório da Governadoria. A governadora disse que vai convocar a bancada federal para buscar uma solução em Brasília, junto à ministra do Meio Ambiente, Elizabeth Teixeira. “O Governo do Estado está disponível para articular uma solução e me prontifico a buscar a bancada federal para levar o pleito ao Governo Federal”, afirmou a governadora durante a reunião.
Ao tempo em que uma definição em nível federal pode ser buscada, uma solução administrativa também já está sendo discutida entre salineiros, Ibama e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema). Para contornar os problemas, várias alternativas estão sendo apresentadas, entre elas, a proposta de suspensão dos efeitos das multas até que seja assinado um Termo de  Conduta  sobre a responsabilidade ambiental das salinas. Além disso, cada salina terá o prazo de 20 dias para apresentar a defesa individualmente.
Fonte: Robson Pires via F5

Nenhum comentário:

Postar um comentário