quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Inscrições para o Prouni começam dia 17 de janeiro



As inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) serão realizadas entre os dias 17 e 21 de janeiro. No último dia, o sistema ficará aberto até as 23h59 (horário de Brasília). As inscrições devem ser feitas pelo www.siteprouni.mec.gov.br. As informações foram divulgadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9). 

O processo terá duas chamadas de aprovados: no dia 24 de janeiro e 8 de fevereiro. Segundo a portaria, "o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva IES [instituição de ensino superior] para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da IES, quando for o caso". As datas para comprovação são as seguintes:

Primeira chamada: 24 a 31 de janeiro
Segunda chamada: 8 a 19 de fevereiro
Os estudantes que não forem aprovados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Também serão efetuadas duas convocações da lista de espera. 

VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO DO PROUNI

EventoData
Início das inscrições17 de janeiro
Término das inscrições21 de janeiro
Primeira chamada24 de janeiro
Confirmação de informações nas IES* - 1ª chamada24 a 31 de janeiro
Registro e emissão de termos pelas IES - 1ª chamada24 de janeiro a 5 de fevereiro
Segunda chamada8 de fevereiro
Confirmação de informações nas IES - 2ª chamada8 a 19 de fevereiro
Registro e emissão de termos pelas IES - 2ª chamada8 a 21 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera24 e 25 de fevereiro
Lista de espera - 1ª convocação28 de fevereiro
Confirmação de informações nas IES* - 1ª convocação da lista28 de fevereiro a 5 de março
Registro e emissão de termos pelas IES - 1ª convocação da lista28 de fevereiro a 7 de março
Lista de espera - 2ª convocação8 de março
Confirmação de informações nas IES* - 2ª convocação da lista8 a 13 de março
Registro e emissão de termos pelas IES - 2ª convocação da lista8 a 15 de março
  • *IES = Instituição de Ensino Superior
  • Fonte: Diário Oficial da União - edição de 9 de janeiro de 2013


Nota
O MEC (Ministério da educação) aumentou a nota mínima exigida dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para participação no Prouni. Só poderá pleitear uma vaga no programa quem fez pelo menos 450 pontos no exame e não zerou a redação. Em 2012, a nota de corte foi de 400 pontos.

Podem participar do Prouni estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham sido bolsistas em instituição de ensino particular, também de forma integral. Portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino também podem se inscrever – esses últimos apenas para cursos de licenciatura para formação na educação básica.

O programa oferece bolsas de estudo integrais – para estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo por mês – e parciais de 50% – para estudantes com renda de até 3 salários mínimos por pessoa.

Os candidatos não podem possuir outro diploma de ensino superior nem estar matriculados em nenhuma faculdade.

Na seleção, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em instituições de ensino superior conveniadas de todo o país. Os interessados que tiverem as maiores notas em cada curso levam a vaga. Caso um estudante não tenha nota suficiente para preencher a sua primeira opção de curso, ele passa a concorrer à segunda opção, e assim sucessivamente.

Fonte: Portal Uol via Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário