terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Serras vira refúgio de tranquilidade


Região Serrana - Para quem quer fugir das praias lotadas, a opção é a região Serrana. "Aqui procuram paz, sossego, ler bons livros, uma comida com cheiro e gosto de comida caseira e o clima frio, agradável", diz o Edielson Soares, diretor de capacitação do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Pólo Costa Branca e também do Serrano. O período de alta estação na região Serrana compreende entre Julho e dezembro.

As opções para quem quer fugir das praias neste período de férias escolares e verão, mas sem que tenha água para refrescar as crianças, tem que viajar na direção do Vales do Apodi e do Açu, para conhecer as barragens Armando Ribeiro Gonçalves, que armazena até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, e de Santa Cruz que armazena até 600 milhões de metros cúbicos.

Porém, como nestas duas barragens a estrutura para receber visitantes é pouca, ou praticamente inexistente na Barragem Armando Ribeiro, a opção mesmo é a região Serrana. Neste contexto se destaca Martins e Portalegre. As duas cidades ficam próximas. A primeira é distante cerca de 140 quilômetros de Mossoró e a segunda 165 quilômetros. Já para se ter acesso à barragem de Apodi é pela BR 405 e a barragem de Assu pela BR 304.

O acesso a estas duas cidades pela rodovia RN 117, que tem a pista de rolamento relativamente boa, mas perigosa por existir muitos animais e trechos sem acostamento. Outro perigo na rodovia é a falta de patrulhamento. Não são raras as ocorrências de assaltos. Segundo Edielson Soares, as pessoas que se deslocam de Natal ou Mossoró para a região serrana de Martins e Portalegre demonstram esta preocupação.

Em Portalegre, existe opção de pousada e hotel. Faltam bons restaurantes. Opção de lazer, caso não queira a tranqüilidade, é passeios ecológicos por trilhas na Cachoeira do Pinga. "Eles procuram muito a Cachoeira do Pinga, principalmente depois que foi mostrado na Rede Globo, num programa "Tô de Folga". Querem conhecer e gostam", diz Edielson Soares.

Martins também tem boas opções de hospedagens e os restaurantes são mais atraentes. As opções de lazer é visitar a Casa de Pedra e o Museu da cidade. Os mirantes do Canto e da Carranca figuram como atrativos a mais, pelo belo visual que oferecem na região Norte e Leste do município de Apodi. Assim como Portalegre, Martins precisa de investimento estatal, para melhorar a segurança de acesso e ampliar as trilhas de passeios ecológicos.

Hoteleiros querem teleféricos e novas trilhas para o Polo Serrano
Os hoteleiros e gestores dos municípios de Martins e Portalegre aguardam investimentos federais para fortalecer o turismo, também em períodos de baixa estação, quando não acontecem eventos de grande porte, como os tradicionais festivais de gastronomia.

Em Martins, a construção de um teleférico ligando o Mirante do Canto à Casa de Pedra é antiga. Já foi motivo de promessa de várias campanhas políticas, sendo que na última o ex-governador/candidato a reeleição, Iberê Ferreira de Sousa, ainda chegou a divulgar que estavam liberando R$ 400 mil para contratar o projeto da obra, que está orçado em algo em torno de R$ 5 milhões.

A prefeita Maria José, de Martins, explica que a promessa para construir o Teleférico é real. Segundo ela, existe um compromisso do senador José Agripino, do DEM, e também da governadora Rosalba Ciarlini, para construir o atrativo para o turismo na região Serrana, que tem como público alvo principalmente os natalenses e os mossoroenses neste período do ano.

No caso de Portalegre, a necessidade de se investir na abertura de novas trilhas, principalmente de acesso a mirantes naturais nas regiões leste e Oeste. "Mas é preciso ampliar os restaurantes e principalmente capacitar os servidores dos que já existe e ainda diversificar mais o cardápio", diz o empresário Edielson Soares.


Fonte: Jornal de Fato via Jornal de Portalegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário