quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Termina hoje prazo para inscrições de universitários candidatos a bolsas de estudo


Terminam hoje, 19, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. As inscrições só podem ser feitas pela internet: www.prounialuno.mec.gov.br.
Em Mossoró, quatro instituições participam do processo, disponibilizando 320 vagas para 23 cursos, incluindo os cursos de formação a distância.
Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, referente ao 1º semestre de 2012, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou ainda ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.
A primeira convocação será a partir do dia 27 de fevereiro e o prazo para comprovação das informações dos candidatos convocados será de 28 de fevereiro a 2 de março. A segunda convocação ocorrerá a partir do dia 9 de março com prazo para comprovação de 12 a 15 de março.
Ao final das duas chamadas o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas. O prazo para manifestação de interesse em participar da Lista de Espera é de 22 a 24 de fevereiro. Em seguida, serão feitas duas convocações dos candidatos pelas instituições.

Fonte: O Mossoroense via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário