sábado, 29 de janeiro de 2011

São Miguel - Aumento do nível dos reservatórios melhora abastecimento


Com o ini­cio do pe­río­do chu­vo­so e con­se­que­te­men­te o au­men­to do vo­lu­me de água nos re­ser­va­tó­rios a Com­pa­nhia de Águas e Es­go­tos do Rio Gran­de do Norte (Caern), anun­ciou a re­gu­la­ri­za­ção na dis­tri­bui­ção de água para as ci­da­des de São Mi­guel, Olho D'Água do Bor­ges, Pa­ra­ná e dis­tri­to de Cai­ça­ra, no Alto Oeste, que es­ta­vam com pro­ble­mas no abas­te­ci­men­to em de­cor­rên­cia da falta de água nos ma­nan­ciais.

De acor­do com os téc­ni­cos da Caern com as úl­ti­mas chu­vas, os re­ser­va­tó­rios vol­ta­ram a ní­veis acei­tá­veis, me­lho­ran­do a ofer­ta de água para as ci­da­des lo­ca­li­za­das em áreas mais altas dos mu­ni­cí­pios. O ge­ren­te da Re­gio­nal Pau dos Fer­ros, Es­me­ral­do Nas­ci­men­to, in­for­mou ainda que será rea­li­za­da uma ava­lia­ção nos poços que abas­te­cem o mu­ni­cí­pio de João Dias, vi­san­do rea­ti­var o sis­te­ma de dis­tri­bui­ção de água da ci­da­de.

Em São Mi­guel, o açude Bo­ni­to II que abas­te­ce o mu­ni­cí­pio teve a sua lâ­mi­na de água ele­va­da, per­mi­tin­do à Caern me­lho­rar a ofer­ta de água para as áreas mais altas, no­ta­da­men­te para as co­mu­ni­da­des ru­rais de Ca­choei­ra e Sítio Bo­ni­to. Já em Pa­ra­ná, com o açude Es­pa­nha vol­tan­do ao seu nível nor­mal, a ofer­ta de água para a sede do mu­ni­cí­pio foi nor­ma­li­za­da, a exem­plo do ser­vi­ço de abas­te­ci­men­to do dis­tri­to de Cai­ça­ra. Em Olho D'Água dos Bor­ges o sis­te­ma vol­tou a ope­rar nor­mal­men­te, com as úl­ti­mas chu­vas.

Em José da Penha, a Com­pa­nhia está am­plian­do a rede de dis­tri­bui­ção, im­plan­tan­do 800 me­tros de tubos, com 100 mi­lí­me­tros de diâ­me­tro, a par­tir do re­ser­va­tó­rio exis­ten­te no cen­tro da ci­da­de, vi­san­do me­lho­rar a ofer­ta de água para os mais de mil mo­ra­do­res do bair­ro da Ale­gria.

Com a ins­ta­la­ção de mais um con­jun­to de bom­bas, tra­ba­lho já ini­cia­do, na cap­ta­ção do Açude Por­cos, a Caern deve me­lho­rar acen­tua­da­men­te a dis­tri­bui­ção de água em An­tô­nio Mar­tins, in­for­ma ainda o ge­ren­te da Re­gio­nal Pau dos Fer­ros, adian­tan­do que o ser­vi­ço será con­cluí­do em mais 15 dias.

Mesmo dian­te da ga­ran­tia por parte da ge­rên­cia re­gio­nal da Caern em Pau dos Fer­ros de que o sis­te­ma de dis­tri­bui­ção de água nos mu­ni­cí­pios da re­gião foi me­lho­ra­do, em al­guns mu­ni­cí­pios da re­gião os mo­ra­do­res ainda re­cla­mam da in­su­fi­ciên­cia na ofer­ta de água. No caso es­pe­ci­fi­co de São Mi­guel o pro­ble­ma de de­sa­bas­te­ci­men­to con­ti­nua em al­guns bair­ros da ci­da­de, em es­pe­cial no Bair­ro Ma­noel Viei­ra onde os mo­ra­do­res re­cla­mam que a falta água em al­gu­mas ruas, já ul­tra­pas­sa os 20 dias. Fato se­me­lhan­te ocor­re em ou­tras ci­da­des como Olho D'Água do Bor­ges e An­to­nio Mar­tins.
Fonte: CORREIO DA TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário