quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

José Alencar passará réveillon no hospital, diz médico

Segundo Roberto Kalil, Lula afirmou que visitará vice após posse de Dilma.
Em estado estável, Alencar deve sair da UTI no início desta tarde.

José Alencar vai passar o réveillon no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de acordo com os médicos que acompanham o vice-presidente. Segundo o cardiologista Roberto Kalil, Alencar deve receber a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois da cerimônia de posse de Dilma Rousseff.

"O presidente me disse que vai sair da posse e vir para cá antes de ir para São Bernardo", afirmou o médico nesta quinta-feira (30). Segundo Kalil, o estado de Alencar permanece estável.

O vice-presidente passou a noite internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Segundo o médico Paulo Hoff, será transferido para um quarto nesta tarde. "O sangramento está controlado e ele melhorou em relação a ontem, mas obviamente o quadro dele ainda inspira cuidados", disse Hoff. (Atualização: o último boletim médico, divulgado às 15h45 informa que José Alencar segue na UTI e será transferido para uma unidade de internação (quarto) nesta quinta-feira (30).)

Hoff também comentou a vontade de Alencar em participar da posse em Brasília, mas defendeu a permanência do vice-presidente no hospital. "Não fazem nem 48 horas que o sangramento foi tratado. Neste momento, ele ainda não tem condições e é improvável que nas próximas 24 horas tenha melhora tão dramática que permita uma viagem", disse o médico.

Na quarta-feira (29), Hoff já havia praticamente descartado a hipótese de o vice comparacer à solenidade de posse da presidente eleita Dilma Rousseff, desejo manifestado por Alencar.

Ele explicou as razões médicas para que o vice não viaje de avião. "A pressurização do avião pode colaborar para um novo sangramento. Este é um momento cívico muito importante para o país e principalmente para ele. A vontade de estar na posse é perfeitamente compreensível, mas o mais importante que estar lá é ele estar bem. Ele tem essa consciência."

O médico disse ainda que, se Alencar seguir com a melhora do quadro clínico, poderá retomar o tratamento contra o câncer na próxima semana. "Ele precisa estar bem cicatrizado da cirurgia da semana passada. Se isso acontecer, poderemos retomar o tratamento quimioterápico", afirmou Hoff.

Segundo o médico, o procedimento realizado em Alencar nesta terça-feira (28) também é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "É um procedimento caro, bastante tecnológico e sofisticado, mas que também é feito, por exemplo, no Hospital das Clínicas, pelo SUS."

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário