FD/Tecnologia
Elaborados pelo programa de pesquisas ConsumerLab, os 10 itens
apresentados foram obtidos a partir da opinião de mais de 1,1 bilhão de
pessoas.
O que esperar da tecnologia em 2016? Na
quinta edição do relatório anual "10 Hot Consumer Trends", a empresa de
telecomunicações Ericsson apresentou as 10 maiores tendências
tecnológicas para este ano e para os próximos.
Elaborados pelo programa de pesquisas ConsumerLab, os 10 itens
apresentados foram obtidos a partir da opinião de mais de 1,1 bilhão de
pessoas de 24 países diferentes, com foco em 43 milhões delas, usuários
assíduos de smartphones que vivem em 10 grandes cidades do mundo.
Confira os 10 tópicos da lista:
The Lifestyle Network Effect - Quatro entre cinco
pessoas acreditam que os benefícios gerados pelo uso de serviços online
são maiores quando mais pessoas os utilizam, como por exemplo quando
críticas e avaliações de usuários ajudam na escolha de hotéis,
restaurantes e outros serviços.
Streaming Natives - Em 2015, cerca de 20% dos
adolescentes de 16 a 19 anos passaram ao menos 3 horas por dia
assistindo a vídeos no Youtube, contra apenas 7% em 2011. Levando em
conta um período menor, 46% dos usuários nessa faixa etária afirmaram
que passaram ao menos uma hora por dia na plataforma.
Artificial Intelligence Ends the Screen Age - A
inteligência artificial permitirá no futuro interagir com
eletrodomésticos e outros objetos da casa sem a necessidade da tela de
um smartphone, tablet ou laptop. Cerca de metade dos entrevistados
afirmou acreditar que será possível falar com os utensílios domésticos.
Virtual Gets Real - Em 2016, os consumidores desejam
integrar a tecnologia de realidade virtual a todas suas atividades do
dia a dia, como assistir a esportes e até tirar selfies em 3D para
experimentar roupas, calçados e acessórios em lojas online. Além disso,
44% deles querem imprimir seus próprios alimentos.
Sensing Homes - Nos próximos cinco anos, a
tecnologia pode estar presente nos tijolos e no cimento usados para
construir casas. Isso porque 55% dos donos de smartphones acham que
materiais de construção conterão sensores capazes de detectar erros de
construção, mofo e problemas na eletricidade.
Smart Commuters - Durante o percurso de casa para o
trabalho ou da volta da consulta com o médico, quem usa carro ou
transporte público para se deslocar pela cidade quer sentir que seu
tempo parado no trânsito é útil. Em relação a isso, 86% dos
entrevistados fariam uso de aplicativos personalizados e específicos
para esses momentos.
Emergency Chat - Mais da metade de usuários de
smartphones acredita que as redes sociais se tornarão o melhor modo para
contatar pessoas e serviços em momentos de emergências no período de
três anos. Além disso, seis entre 10 pessoas têm interesse na criação de
um aplicativo de alerta de desastres, que oferecerá informações
corretas e atualizadas.
Internables - Cerca de metade dos usuários de
smartphones acha que em três anos existirão sensores internos que
informarão o estado de saúde do organismo de cada pessoa. Já oito entre
10 pessoas gostariam que a tecnologia pudesse melhorar sentidos como
visão e audição.
Everything Gets Hacked - A maioria dos consumidores
ainda entende vírus e hackers como grandes problemas do universo online.
No entanto, 20% dos entrevistados afirmam que podem acreditar mais em
empresas que foram hackeadas e que prontamente resolveram o problema.
Netizen Journalists - Os entrevistados estão
compartilhando mais informações do que nunca e acreditam que isso pode
aumentar a sua influência na sociedade. Para mais de um terço deles, por
exemplo, denunciar um caso de corrupção ou de fraude de uma empresa
pela internet é mais eficiente que chamar a polícia.
Fonte: No Minuto
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