quinta-feira, 27 de junho de 2013

Estudantes tomam as ruas por melhorias em Umarizal

Dezenas de estudantes participaram nesta quarta-feira, 26, de um protesto em Umarizal por melhorias e investimentos em saúde, educação, segurança e cultura.
A Manifestação partiu de frente das escolas estaduais 11 de Agosto e Zenon de Souza. Durante o trajeto estudantes usaram faixas e cartazes para cobrar das autoridades atenção às reivindicações e um melhor investimento dos recursos públicos nas áreas cobradas.
“Queremos mais cultura, queremos mais educação, queremos a participação de todos nessa luta junto com a gente”, disse um estudante que participava da mobilização.


A manifestação ocorreu de forma pacífica. Apesar da tranquilidade o policiamento militar acompanhou todo percurso garantindo a segurança dos que participavam e das pessoas que acompanham o protesto.

Uma parada foi realizada em frente a Escola Municipal Tancredo Neves, onde a noite funciona o Naesu - Núcleo avançado de ensino superior de Umarizal –UERN. Universitários e professores também aproveitaram para reivindicar melhorias na unidade.
Políticos participam do protesto

Apesar dos estudantes defenderem a realização de um protesto apartidário como ocorreu em manifestações em todo país, alguns políticos e membros de grupos políticos participaram da mobilização e de acordo com alguns estudantes tentaram desvirtuar o movimento.

“Deixaram de lado a causa do protesto e transformaram a mobilização num verdadeiro movimento político oposicionista” disse um estudante que participava do manifesto.

Mesmo com o envolvimento de partidários, a maioria dos que participaram acreditam que conseguiram passar a mensagem do protesto. “Que foi em defesa de uma saúde melhor, uma educação de qualidade, mais segurança e mais investimentos em cultura e em outros setores”.

Opinião dividida pelo estudante Gabriel Azevedo um dos organizadores do protesto. De acordo com ele uma nova mobilização deverá ocorrer já no próximo sábado, 29, mas sem politicagem. “Eu achei proveitoso. Já estamos tomando providência para que no próximo não tenha nenhum tipo de politicagem”, disse.

As lentes do fotógrafo Ricardo Pereira registraram alguns momentos durante o percurso da manifestação. Confira as fotos:
 Fonte Léo Silva via O Mural de Riacho da Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário