domingo, 13 de março de 2016

Protesto deste domingo deve superar manifestações de 2015, acredita organização

Artur Melo/Arhur Dutra
Organizador do Movimento Brasil Livre RN, Arthur Dutra, espera que protesto de hoje supere a participação de 15 de março do ano passado.
Uma série de manifestações contra o governo da presidente Dilma Roussef e o PT estão previstos para acontecer em todo o Brasil neste domingo (13). Em Natal, o protesto é encabeçado por alguns grupos, entre eles o “Movimento Brasil Livre RN”. Através das redes sociais, principalmente o Facebook, a página vem convocando a população para participar do evento de hoje.

Uma caminhada estava prevista para acontecer, às 15h, partindo da Praça Cívica em direção à Assembleia Legislativa. Contudo, o itinerário foi modificado por orientação da Polícia Militar.
Um dos organizadores do MBL RN, Arthur Dutra, explicou que a mudança não deve diminuir a quantidade de pessoas envolvidas. “Vamos ficar concentrados na Praça Cívica. A recomendação é da PM. Porque na volta, ficaria escuro para o pessoal voltar da Assembleia e também porque a polícia espera mais gente para este ano, existe a preocupação com o deslocamento”, disse.
ArthurDutraSegundo Dutra, a expectativa é que o número de participantes supere o movimento realizado no dia 15 de março do ano passado, que contou com cerca de 12 mil potiguares. “A gente trabalha com um número maior que o dia 15 de março”, comentou.
Segurança
A organização acredita que o manifesto não terá qualquer incidente relativo à segurança. Isso porque além do esquema de segurança apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), que deve contar com quase 400 policiais nas ruas, a organização do evento informou que foram contratados seguranças particulares.
A Frente Brasil Popular do Partido dos Trabalhadores já anunciou que não terá qualquer presença nas ruas para o dia 13, uma vez que suas manifestações estão previstas para os dias 18 e 31 de março. Por esse motivo, Arthur Dutra não vê possibilidade de existir confronto entre grupos opostos. “Eu acredito que não, em nenhuma manifestação aconteceu e acredito que dessa vez também não será diferente”, disse.

Participação de políticos
A manifestação é autodeclarada “apartidária”, no entanto, é possível que políticos aproveitem o clamor popular para fazer oposição ao governo. Inclusive, parlamentares investigados por crimes de corrupção.
Sobre esse assunto, o organizador foi direto. “A gente não convida esse pessoal, mas também não pode impedir. A rua é pública, o espaço é publico. Ele vai por conta e risco dele. Se as pessoas acham que merece ser aplaudido, aplaudam. Se acham que devem vaiar, que vaiem. A gente não vai dar nosso microfone. Somente a organização e o povo terá acesso”, explicou.

Além de Dilma, Lula e o PT
A recente discussão sobre a quantidade exagerada de cargos comissionados na Assembleia Legislativa do RN, inclusive com a acusação de que alguns seriam “fantasmas”, também virou pauta do “movimento contra a corrupção” proposto para hoje. Arthur Dutra informou que os protestos não se restringirão ao governo federal e ao PT. “Vai ter um momento que a gente vai enfatizar esse ponto da Assembleia, cobrando a austeridade da Assembleia”, finalizou.
 
Fonte: No Minuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário