quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dona Irene é destaque no Portal UOL

Antes da fama, Dona Irene era zeladora de hospital em Mossoró-RN. Hoje ela tem programa exibido no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e no Ceará


Programa Keké isso na TV com Dona Irene será exibido pela Nordestv. (FOTO: Arquivo Pessoal)
Programa Keké isso na TV com Dona Irene será exibido pela Nordestv. (FOTO: Arquivo Pessoal)

Maria Irani. Esse nome pode não ser muito familiar, mas provavelmente você já deve ter assistido a uma aula da Dona Irene ou ao comercial de TV em que ela aparece com seu bordão: “É preço pra torar!” Há cinco anos, Dona Irene saiu do anonimato e se tornou conhecida em parte do Nordeste através do seu programa Keké isso na TV, exibido na TV Educativa de Mossoró-RN. Sua espontaneidade lhe rendeu comerciais e seu programa passou a ser exibido em Pernambuco e, agora, no Ceará, pela Nordestv, afiliada do SBT e empresa do Sistema Jangadeiro.

O programa Keké isso na TV surgiu através de uma brincadeira do filho, Kerginaldo Bezerra. Ele gravou um vídeo amador simulando um suicídio. Seu colega, Jedson Leandro de Sousa, gostou do material, pediu para Kerginaldo regravar o vídeo em uma câmera profissional e publicou em seu blog. Devido a repercussão, a dupla foi convidada para ter um programa fixo na TV Educativa de Mossoró.

“Quando eu criei, ela não estava no projeto. Mas aí passou a aparecer vez ou outra nas cenas, e as pessoas achavam engraçado o jeito que ela fala. Por ser analfabeta e muito espontânea, o vocabulário dela é único. Daí tivemos a ideia de entrevistá-la e logo depois de criar o quadro Aulas da Irene”, explica Kerginaldo.

O fato de Irene fazer parte do programa rendeu mais audiência, cliques na internet e ela passou a ser convidada a comparecer em eventos e programas de TV em rede nacional, como Agora é Tarde, com Danilo Gentili, e Programa Eliana.
O sucesso veio também com a expansão do programa Keké isso na TV, que passou a ser exibido na TV Jornal, do Recife. “Ela ficou tão famosa que eles pediram para que a gente mudasse o nome do programa para Keké isso na TV com Dona Irene, porque o nome dela dava mais audiência. Os pernambucanos gostaram tanto de Irene que a loja Eletro Shopping a convidou para fazer parte dos seus comerciais. Um deles, referente ao Black Friday, teve repercussão tanto na TV quanto na internet. 
 
Outro grande sucesso do programa são as novelas Foi sem querer e Foi sem querer querendo. Gravadas nas ruas de Mossoró, as novelas foram criadas com uma história de amor, mas não tinha roteiro. As cenas eram espontâneas. “Foi uma experiência muito rica. Como a gente gravava na rua mesmo, a cidade ficou bem exposta e assim vieram algumas melhorias para o bairro. Começamos usando uma câmera fotográfica simples e depois investimos em uma full hd. Também temos estúdio para gravação dos quadros, aos poucos as coisas foram melhorando”, comemora Kerginaldo.

Dificuldades 
Quando o programa estreou, Irene ficou cega dos dois olhos e passou dois anos sem enxergar nada. Após tratamento, ela conseguiu recuperar a visão de um olho. “Ela comentava com a gente que só não entrou em depressão porque gostava de brincar com a gente. Ela encara o trabalho como uma grande brincadeira, acho que esse é o diferencial”, declara Kerginaldo. O Keké isso na TV possui vários quadros, como Aulas da Irene, Como surgiu o nome do seu bairro, Keké isso urgente e Desabafo de Samanta.
 
Kerginaldo é formado em Ciências Sociais, mas não exerce a profissão, pois se sente melhor produzindo e filmando o programa. A família possui uma loja de açaí em sua cidade, que é praticamente uma atração turística. “As pessoas chegam lá e querer ver a mãe, aí eu espero juntar mais gente e vou lá em casa chamar ela. Aí é uma alegria só”, brinca Kerginaldo. Com 57 anos, Irene não pensa em se aposentar. “Eu adoro brincar com os meninos, é uma alegria muito grande. Minha vida mudou da água pro vinho depois do programa”, afirma Dona Irene.

Antes de investir no humor, Dona Irene era zeladora em um hospital. Depois do Keké isso na TV, ela está realizando sonhos que nunca pensou que um dia fosse realizar. “Eu já fui pra São Paulo, Recife, Fortaleza, cada lugar lindo. Eu me divirto quando as pessoas me reconhecem e vêm falar comigo. Eu paro, tiro foto, abraço, brinco. Todo dia é uma surpresa, eu me divirto muito”, conta.
Ela encara o trabalho como uma grande brincadeira, acho que esse é o diferencial. (Kerginaldo Bezerra)
O Keké isso na TV, exibido no Rio Grande do Norte e em Pernambuco, também será exibido no Ceará através da Nordestv, canal 28 da TV aberta. O programa estreou na Nordestv e tem exibição às 12h30min durante os sábados. “Ter o programa exibido no Ceará, terra de grandes humoristas, é a realização de um sonho. Ceará e Pernambuco são os locais onde a gente tem mais fãs, acho que pela proximidade e por se reconhecer nesse jeito espontâneo da Dona Irene”, conclui Kerginaldo.

Fonte: Portal Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário