sexta-feira, 23 de maio de 2014

Médicos cubanos chegam para reforçar o sistema de saúde pública de Mossoró

Os 14 médicos cubanos que vão trabalhar em Mossoró no programa Mais Médicos foram apresentados na tarde desta quinta-feira, 22, na Secretaria de Saúde do município, no Centro Administrativo. Eles já começaram a atender a população desde esta quinta.
Foto: Marcos Garcia

Os que concederam entrevista no local falaram muito na prevenção de doenças e da satisfação de poder trabalhar no Brasil e ajudar as famílias carentes do país. O médico Yassel Díaz Martin, de 32 anos, revela que está muito contente de poder exercer a medicina em terras brasileiras e espera que a população tenha o melhor atendimento possível.
Foto: Marcos Garcia
“Nós estamos aqui para ajudar a população mossoroense na prevenção e diagnósticos de doenças. Estou muito feliz em participar deste programa que tem como principal objetivo trazer um atendimento de qualidade”.
A mesma sensação tem Yoanis Infante, de 33 anos, sobre a possibilidade de atender a população mossoroense. Ele afirmou que está satisfeito em poder desempenhar o trabalho no município e espera que as pessoas gostem do atendimento de todos os cubanos que estarão a serviço da população.
Yoanis disse que já trabalhou na Colômbia e Venezuela, antes de vir para o Brasil e nem a distância do seu país o deixa tira a alegria de contribuir com a saúde pública brasileira. A médica Jailen Valdevia, 28 anos, diz que já está acostumada de ficar longe de casa devido ao trabalho, mas que vem para Mossoró com vontade de prestar um serviço de qualidade.
Foto: Marcos Garcia
Todos que conversaram com a reportagem disseram que acharam o município grande e muito quente e também a população bem receptiva. “As pessoas daqui são muito quentes como o clima da cidade”, respondeu Jailen sobre o que achou de Mossoró.
A secretaria de saúde do município, Leodice Cruz, informou que, além dos 14 cubanos, outros quatro médicos brasileiros deveriam ter se apresentado, mas que, apenas um veio a Mossoró participar do programa. “Apenas um médico do Ceará veio. Os demais perderam o prazo e estão fora deste ciclo”, disse.
Nos próximos 60 dias os médicos vão receber uma ajuda de custo e moradia por parte da prefeitura, esclarece Leodice. Ela revelou que o Programa Saúde da Família tem atualmente 64 equipes e que o objetivo é chegar a 90 até 2016.
NOVAS UBS
Leodice Cruz revelou que mais 8 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) serão construídas no município. A secretaria disse que um mapeamento de famílias e na zona rural já está sendo realizado.  A pretensão deste mapeamento da zona rural é saber a distância entre elas e para a zona urbana de Mossoró.
Fonte: DeFato

Nenhum comentário:

Postar um comentário