sexta-feira, 23 de maio de 2014

Esquema de segurança do Rio para a Copa do Mundo começa a funcionar

Delegado da Polícia Federal, Anderson Bichara, coordenador do CICCR (Foto: Daniel Silveira / G1)
Delegado da Polícia Federal, Anderson Bichara,
coordenador do CICCR (Foto: Daniel Silveira / G1)
Começou a valer nesta sexta-feira (23) a Operação Integrada de Segurança do Rio para a Copa do Mundo. Foi criado o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que funciona dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Prefeitura. Nele vão se reunir representantes das forças de segurança, das concessionárias de transporte, da saúde, de outros serviços essenciais e outros órgãos.  Todas as ações de segurança previstas para a realização do mundial serão controladas, coordenadas e supervisionadas do local.

De acordo com o delegado da Polícia Federal e coordenador do CICCR, Anderson Bichara, mais de 30 órgãos estarão mobilizados. "O CICCR centraliza as demandas relativas à Copa do Mundo. Com ele a gente vai controlar todos os eventos e incidentes relacionados ao mundial."
Segundo Bichara, cerca de 400 protocolos de segurança subsidiaram o planejamento de mais de 1,7 mil ações do CICCR. "Nosso maior desafio vai ser colocar em prática tudo o que a gente planejou. A partir de agora que começa a ganhar corpo", disse.
Até 2 de junho, o CICCR funcionará, segundo Bichara, no "período amarelo". Neste prazo, as ações serão testadas e a partir de 3 de junho funcionará em sua plenitude. O trabalho será realizado de forma ininterrupta, 24 horas por dia, e só será encerrado em 18 de junho, cinco dias depois da grande final da Copa, que acontecerá no Maracanã.
Governador e secretário de Segurança Pública do Rio inauguraram centro na manhã desta sexta (Foto: Mariucha Machado / G1)
CICC foi inaugurado em 2013 para JMJ e Copa das
Confederações (Foto: Mariucha Machado / G1)
JMJ e Copa das Confederações
O CICCR já esteve em operação durante a Jornada Mundial da Juventude e na Copa das Confederações. Ele ocupa o terceiro andar do CICC. Lá, um telão de cinco metros de altura por 17 de comprimento, com 98 monitores LED, exibe mapas e as principais imagens da cidade em tempo real. Poderão ser acompanhadas a movimentação dos torcedores dentro e fora do estádio, o deslocamento das delegações pela cidade e as áreas de eventos.

De acordo com a Secretaria de Segurança, ao todo serão empregados nas ruas cerca de 20 mil agentes de segurança durante a realização do evento esportivo.
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário