terça-feira, 13 de agosto de 2013

UERN e polícia militar (CPRE): organizam a II blitz educativa

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte vem por intermédio do projeto de extensão “Educação e Cidadania no e para o trânsito em Pau dos Ferros-RN: Discussões e ações sobre o direito à cidade e o direito à vida” e da disciplina de Estágio Supervisionado III, dos departamentos de Geografia e Educação, sob a coordenação dos professores Dr. Rosalvo Nobre e Ma Sheyla Macedo, convidar a sociedade civil em geral a participar da realização do I FÓRUM CIDADE – Educação e Cidadania no e para o Trânsito de Pau dos Ferros – RN.

No Brasil o problema do trânsito já se torna uma questão de saúde pública, em que de acordo com dados da OMS (2012), no ano de 2012 foram registrados mais de 40 mil mortes por acidentes, o que em via geral, significa imprudência ou falta de educação cidadã no trânsito, mas a questão também envolve reflexões sobre políticas públicas, dentre elas, a questão da municipalização do trânsito.

O evento tem o objetivo deprovocar a discussão acerca da necessidade de uma educação conscientizadora – para pedestres e condutores de veículos em geral – no e para o trânsito – de Pau dos Ferros, e ainda realizar o “chamamento” da sociedade civil pauferrense para a relevância de que seja colocada em pauta frente as autoridades locais as discussões acerca da necessidade da municipalização do trânsito de nossa cidade.

O I FÓRUM CIDADE – Educação e Cidadania no e para o Trânsito de Pau dos Ferros – RNacontecerá nos dias 26 e 27 de agosto, culminando no dia 28 com a II BLITZ EDUCATIVA e contará com a seguinte programação:
1o. Dia – 26 de agosto
• Noite (19h às 21h30min): Abertura - Mesa de abertura do evento sobre “Cidade, educação e Trânsito”
2º. Dia – 27 de agosto
• Manhã (8h às 11h30min) : Oficinas temáticas
• Tarde (14h30min às 17h): Grupos de discussão (GD’s)
• Noite ( 19h às 21h30min): Mesa redonda de desfecho dos GDs: socialização
3º. Dia – 28 de agosto
• Manhã (8h às 11h30min) : Ação Social Blitz educativa - local: em frente a prefeitura municipal de Pau dos Ferros
No ano de 2012 foi realizada pela UERN a I Blitz educativa. Ainda hoje são detectados em Pau dos Ferros as seguintes infrações de trânsito: uso indevido do espaço público para estacionamentos, motociclistas sem utilizar equipamentos de segurança, motoristas sem cinto de segurança e pedestre que se lançam às ruas mesmo a distância de 2 metros das poucas faixas de pedestre que hoje o município dispõe.

A II BLITZ EDUCATIVA que possui a intenção de provocar reflexões acerca da educação no lócus do trânsito, será realizada em conjunto com a Polícia Militar (CPRE), tendo a frente o Major QOPM, Comandante do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, João Sérgio de Oliveira Fagundes. A ação educativa que também conta com apoio da Autoescola CECAP e acontecerá na quarta-feira, dia 28 de agosto de 2013 .

A mobilização acontecerá em frente ao Banco do Brasil, e abordará o tema “Cidade, Educação e Trânsito”. Em que os bolsistas do referido projeto e estagiários do Curso de Pedagogia da UERN, realizarão abordagens aos diversos atores sociais (pedestres, condutores de veículos automotores etc) por meio de panfletos e diálogos no sentido de realizar uma ação educacional, porém tendo como sujeito principal do fazer educativo, os motociclistas.

Os professores Dr. Rosalvo Nobre e a professora Ma Sheyla Macedo mencionam que “Pau dos Ferros é uma cidade de quase 30mil habitantes e que vem crescendo a cada dia, transformando-se principalmente num polo universitário. E que pelo seu crescimento urbano, a questão do trânsito deverá ser tomada como uma das principais preocupações dos munícipes. Desta forma, é imprescindível que lutemos pela municipalização do trânsito de nossa cidade, em que possamos realmente ter uma engenharia, operação, fiscalização e educação para trânsito”.

No dia da II Blitz, o grupo de estagiários também realizará uma pequena pesquisa de campo, a fim de identificar quais infrações de trânsito mais cometidas e ainda, averiguar as expectativas dos cidadãos “pauferrenses’ para um trânsito humanizado.


O objetivo desta iniciativa da UERN é promover ações e reflexões educativas com o intuito de conscientizar a população do município de Pau dos Ferros para a segurança e o respeito à vida, para refletir sobre a relevância da municipalização do trânsito na cidade, além de consolidar a relação academia/sociedade.

Pau dos Ferros, 05 de agosto de 2013.

Fonte: O Mural de Riacho da Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário