quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Estudantes intensificam estudos para PSV 2012 da Uern

Ansiedade, nervosismo e muitas horas de estudo fazem parte da realidade de muitos estudantes que se preparam para o vestibular. Mesmo sem ter aberto o período de inscrição para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2012, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), muitos desses estudantes já se sentem preparados para as provas. 
 
Conforme o edital publicado pela Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), as inscrições para o PSV 2012 vão acontecer no período de 9 a 30 de dezembro. Já as provas serão realizadas nos dias 4 e 5 de março do próximo ano.
 
A caminho do seu quarto vestibular da Uern, Daniel Sousa conta que este ano está bem mais otimista e acredita que será aprovado. Ele revela que já leu todo o conteúdo de História três vezes e está estudando mais de dez horas por dia. "Todo dia estudo no cursinho e quando saio daqui vou para a biblioteca e também estudo lá. Por volta das 20h vou pra casa, faço um lanche e volto a estudar. Fico estudando até meia-noite ou uma da manhã. Leio os conteúdos e resolvo vários exercícios. Essa deve ser a rotina de quem quer passar", afirma.
 
O jovem de 21 anos conta que para ter mais tempo para estudar, saiu do emprego e terminou o namoro. Ele acredita que todo o esforço que está fazendo agora será compensado com a aprovação no vestibular. Daniel confessa que hoje tem pouca vida social, pois os estudos consomem o tempo de sair com os amigos.
 
"Quando me chamam para ir lanchar, ir para uma festa, eu digo que não posso porque tenho que estudar. Estou abdicando de tudo para ser aprovado. E esse ano pode saber que uma das vagas no curso de Direito é minha. Estou mais experiente e com mais bagagem de conteúdo que nos anos anteriores", afirma.
 
A estudante Juliana de Oliveira, que pretende fazer vestibular para Medicina, conta que está estudando nos três períodos, pela manhã e a noite em casa e à tarde no cursinho. Ela espera acertar mais de 75 questões das 90 que serão aplicadas para ser aprovada. "Esse ano será meu segundo vestibular e eu me sinto bem mais preparada do que no ano passado. Pelo que vi no ano passado, a prova da Uern é bem mais objetiva e difícil do que a do Enem, mas me sinto preparada para fazer uma boa prova. Daqui pra lá vou intensificar os estudos e ver no que vai dar", conclui a estudante, que sonha em ser médica.


Inscrições para vestibular começam amanhã

Segundo Egberto Mesquita, presidente da Comperve, o vestibular de 2012 terá algumas novidades. Uma delas é que os candidatos pagantes não precisam apresentar a documentação se não forem aprovados, pelo edital só os estudantes que solicitarem algum benefício devem apresentar os documentos em janeiro.
 
"Em cada cidade o candidato deverá apresentar os documentos para a solicitação de benefícios no campus central do município. Já os candidatos pagantes não precisam apresentar nenhuma documentação antes da prova. Eles só precisam levar os documentos a Uern se forem aprovados no vestibular", explica.
 
Outra novidade para o PSV 2012 é o aumento no número de vagas disponíveis. Egberto Mesquita conta que a Uern irá disponibilizar 126 vagas a mais do que o PSV 2011. 
 
Ele informa que o Consepe autorizou a abertura do bacharelado em Educação Física (30 vagas), e a Licenciatura em Letras/Língua Espanhola (16 vagas), turno vespertino, no Campus Central (Mossoró). Além da criação do curso de Geografia (40 vagas), no Campus de Assu, e Letras/Língua Portuguesa (40 vagas), no Campus de Patu.
 
Ao todo, o vestibular da Uern vai abrir vagas para 2.472 estudantes. No ano passado esse número foi de 2.346 vagas. O resultado dos aprovados está previsto para ser divulgado final de março ou início de abril.


Fonte: GAZETA DO OESTE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário