sábado, 11 de fevereiro de 2017

Sesap investiga caso suspeito de febre amarela no RN

Suspeita é de um paciente residente da cidade de Venha Ver (Foto: Fiocruz).
Nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foi notificada sobre um caso suspeito de febre amarela em um paciente residente da cidade de Venha Ver. Diante da notificação, a investigação está sendo conduzida junto à regional de saúde e o município.
Considerando que a febre amarela tem sintomatologia semelhante com outras síndromes febris, o caso também está sendo investigado para outras doenças como: hepatites virais, dengue, leptospirose e chikungunya. O material coletado do paciente foi enviado ao laboratório de referência nacional e aguardam-se os resultados para os próximos dias.

“Diante da situação epidemiológica do Brasil em relação à Febre Amarela, os profissionais de saúde do Rio Grande do Norte são orientados a notificar os casos suspeitos da doença de forma imediata, conforme determinação do Ministério da Saúde”, informa a Sesap em nota.
A pasta informa ainda que, até o momento, não há notificaação de morte ou adoecimento de primatas na região de onde veio a notificação, sendo importante estar atento a este evento, para adoção de medidas de vigilância.
A Sesap informa que o Rio Grande do Norte continua sendo área sem recomendação de vacina, por isso não se faz necessária a vacinação dos residentes no estado, com exceção dos viajantes para as áreas de risco.
Vacina em Mossoró
Em Mossoró, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ofertam a vacina contra a febre amarela: UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel), UBS Dr. José Fernandes de Melo (Lagoa do Mato), UBS Dr. Lucas Benjamim (Abolição III) e a UBS Francisco Pereira de Azevedo (Liberdade I).
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é recomendada para moradores das regiões Norte e Centro-Oeste, parte do Nordeste (Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), do Sudeste (Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e do Sul (oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Aqueles que forem viajar para os locais considerados de risco de Febre Amarela devem procurar uma destas unidades de saúde no prazo de 10 dias antes da viagem.
Fonte: O Mossoroense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário