segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Câmera cai e fere 7 pessoas no Parque Olímpico; três são levadas a hospital

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Uma cable câmera, aparelho de filmagem que fica suspenso no alto por cabos de aço, despencou no Parque Olímpico e feriu sete pessoas nesta segunda-feira (15), entre as Arenas Cariocas 1 e 2. Os ferimentos foram leves e as vítimas passam bem.

A câmera pertence ao serviço de geração de imagens oficial dos Jogos. A empresa responsável se chama Olympic Broadcasting Services (OBS). Os atingidos receberam atendimento em um posto médico do Parque. Três deles foram liberados e outros três, duas mulheres e uma criança, foram encaminhados ao hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O objeto, grande e pesado, atingiu duas mulheres brasileiras, que receberam primeiros socorros ainda no local. São elas que, ao lado da criança, estão no hospital - o trio passará por exames de imagem, mas não preocupa. As mulheres foram as únicas atingidas pela câmera. Outras quatro pessoas foram feridas pelo cabo de sustentação do aparelho, que percorre o Parque de ponta a ponta e se rompeu. 

A cable camera apresentou defeitos e estava passando por manutenção da OBS, sem se movimentar. Para efetuar o reparo, os técnicos usavam um outro cabo, de apoio, para puxar o aparelho. Foi quando um dos dos cabos se soltou e provocou o acidente. 

O Comitê Rio-2016 ainda aguarda informações via OBS para passar atualizações e comunicado oficial sobre o caso. 

Rodrigo de Souza e Silva, turista vindo do Paraná para acompanhar o evento, sofreu queimadura no ombro esquerdo ao ser atingido pelo cabo. Ele é um dos que já está liberado. "Na hora que percebi, já estava no chão", relatou. Silva estava a caminho de um jogo de basquete e disse não ter tido auxílio para primeiros socorros. "Vim até aqui [o posto médico] sozinho, as pessoas que foram me indicando o caminho. Me deram medicação, fizeram um procedimento e agora me pediram para procurar um hospital".

Membro da equipe britânica de ginástica artística, Chris Adams presenciou o acidente e relata ter ouvido gritos e um barulho "muito alto". "Vi sangue no rosto deles", contou. 

Um casal de namorados que almoçava na praça de alimentação próxima ao local, Tamara Henrique e Diego Nunes, também testemunhou o ocorrido. "Ouvimos um barulho muito forte, foi quando a gente viu o cabo descendo. Olhamos na direção correta e já estava uma correria. O cabo se rompeu, ficou caído por cima da galera, e a câmera veio a desabar", disse o garoto. 

As brasileiras sofreram cortes na cabeça. No atendimento inicial, uma das atingidas pela câmera vestiu um colete cervical e deixou o local de maca, imobilizada. Havia sangue no lugar, inclusive no rosto de uma delas. As duas estavam conscientes. A área foi isolada pela organização, mas seguiu cercada por curiosos. 

Duas pessoas responsáveis pela empresa proprietária da câmera que caiu chegaram às 16h10 no hospital e conversaram com os conhecidos de uma das vítimas. As pessoas responsáveis pela câmera disseram ainda não saber o que causou o acidente. Já os pais da vitima pediram que a empresa providenciasse dois carros para transportar a familia para a zona sul assim que for encerrado o atendimento no hospital. Segundo eles, mais dois familiares ainda se encontram no parque olímpico, e a filha acidentada está com dois cortes na altura do peito, que estão sendo suturados neste momento.

Mais tarde, a OBS se pronunciou sobre o assunto, explicando o que aconteceu através de nota.

"Por volta das 13h30, a corda que puxava a cable câmera do Parque Olímpico caiu. Neste momento, a OBS enviou funcionários para investigar a situação. Uma determinação foi feita para que a área fosse isolada para o reparo da corta que puxava a câmera. Neste momento, a câmera estava a 10 metros, suportada por duas ouras cordas guias independentes, cada uma com capacidade para suportar a câmera. Um guindaste foi solicitado para os técnicos chegarem ao local da câmera. Poucos minutos depois, os dois cabos se romperam e provocaram a queda da câmera de uma altura de 20 metros em uma área menor. A segurança da Rio-2016 e homens da Força Nacional se mobilizaram imediatamente e providenciaram assistência às vítimas. De acordo com os médicos, há sete vítimas com ferimentos leves que receberam atendimento. Uma investigação está em curso". 

Reprodução/Globo

Fonte: Uol via Cidade News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário