terça-feira, 18 de setembro de 2012

Moradores do Bairro Nossa Senhor das Dores Intercepta água da adutora dos sítios Angico Velho e Jerusalém


A água é o bem mais precioso que o ser humano e os animais necessitam para sua sobrevivência. Recurso esse que em muitos lugares é mais valioso que a própria moeda nacional, onde em alguns estados do nordeste devido a grande seca que estamos enfrentando esse ano (2012) serve até mesmo de compra de votos.



Mas na cidade de Itaú-RN, um município localizado a 450km da capital do Estado do Rio Grande do Norte a disputa por água potável é por outros motivos.



A redação do Cidade News Itaú recebeu uma denúncia, dando conta que alguns moradores do Bairro Nossa Senhora das Dores estariam interceptando a água da adutora dos Sítios Angico Velho e Jerusalém.



Segundo informações, alguns moradores reproduziram a chave que liga/desliga o abastecimento da adutora e quando o funcionário da CAERN libera a água para os sítios Angico Velho e Jerusalém, que é abastecido somente duas vezes por semana, os mesmos desligam o fornecimento da água, para que a mesma possa chegar até as residências do bairro citado, prejudicando o abastecimento das famílias do sítio que são agricultores e necessitam da água para luta diária e matar a sede dos animais, causando indignação nos moradores do sítio, pela falta de compreensão e ganância dos moradores do Bairro Nossa Senhora das Dores de Itaú-RN.



A nossa equipe levou a denúncia ao escritório local da CAERN para saber quais medidas poderiam ser tomadas a respeito do referido desvio e fomos informados através do Gerente Miguel que dois clientes da CAERN já haviam prestado queixas no escritório a respeito do assunto, e os mesmos haviam identificado a alteração no registro de manobra da adutora que libera o fornecimento de água para os sítios Angico Velho e Jerusalém.



De acordo com o Gerente da empresa, o cidadão que fez ou fizer alguma alteração no sistema de abastecimento de água do município está cometendo um crime contra o patrimônio público, onde o mesmo se identificado responderá legalmente pelo ato praticado. “Isso é um crime, porque se eu constatar, seja ele quem for, primeiramente eu vou conversar com ele, porque se for pego eu vou mandar o delegado procurar ele, porque quem toma providencia é a própria justiça, porque a polícia ela está em compasso com a CAERN, nós temos um convênio com a secretaria de segurança e quando acontece os danos morais com o órgão público, quem toma providência é a justiça” declarou Miguel.



O caso é encaminha para a diretoria da CAERN, para o setor jurídico, onde serão tomadas todas as providências cabíveis. O gerente declarou a nossa reportagem que não é seu interesse prejudicar ninguém, mas caso as irregularidades continuem acontecendo, será tomada medidas judiciais.



O Abastecimento de água



A distribuição de água na cidade de Itaú-RN é feito de acordo com os dias da semana para cada bairro, em escala, como por exemplo, na terça feira o abastecimento é liberado para o bairro da Felicidade, ficando sem a liberação da água o centro da cidade e órgãos públicos, para que a água possa chegar a todas as residências do bairro da felicidade, que ficam em pontos altos da cidade.



Na quarta-feira feira a liberação segue para os sítios Angico Velho e Jerusalém, na quinta-feira e sexta-feira para o bairro Nossa Senhora das Dores, Parabólica e assim por diante.



De posse da informação Miguel disse que os moradores do Bairro reclamaram nesta segunda-feira a falta de água no bairro, pois o mesmo declarou a reportagem o abastecimento havia sido cortado devido o ocorrido no sábado, no entanto, em contato com os moradores do sítio Jerusalém a reportagem do Cidade News foi informada que nesta segunda-feira (17) a água não chegou as torneiras.



O Gerente da CAERN foi enfático em dizer que está ali para “ajudar a todos que precisarem e atender a todos da mesma maneira, seja A ou B, Branco ou Preto, todos serão atendidos da por igual” declarou Miguel.



Fonte: Arlindo Maia da Redação do Cidade News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário