terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Município de Itaú-RN realiza I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

A comunidade de Itaú realizou na manhã desta terça-feira (23) a I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaú na sede do CRAS, situados à BR
405 com o Tema: “Política e Plano dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos de Direitos”. A conferência foi realizada com a participação das crianças e adolescentes de vários setores da sociedade civil, iniciando com a formação da mesa e execução do Hino Nacional Brasileiro.



A cerimônia de abertura seguiu com a apresentação cultural do grupo de capoeira, com a apresentação do maculelê e a roda da capoeira.

A Presidente do CMDCA, Renata Fernandes, iniciou os discursos dizendo que a conferência foi um marco, porque é um momento em que diversos setores da sociedade civil se reuniu para avaliar e propor metas e diretrizes para o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Secretária da Assistência Social, Jaíra Martins não pode comparecer, mas trouxe sua mensagem através da Coordenadora do CRAS, Das Dores Ferreira, que repassou a todos. Ao dizer que a conferência foi um momento para exercitar ainda mais a prática do diálogo com a cidadania, na qual tem por finalidade sensibilizar e mobiliza a sociedade civil itauense em favor do Estatuto da Criança e do Adolescente na discussão das Políticas Públicas para a implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente. Encerrando pedindo para que todos se sintam a vontade, e que não percam de vista a importância social e política do trabalho realizado e que retornaria numa outra esfera deliberativa, que será a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a ser realizada em 2015.
O Coordenador do Selo UNICEF, Jonilson Ferreira, explicou todo o processo da conferência parabenizado o Prefeito Ciro Bezerra por realizar a primeira conferencia livre no município de Itaú, destacando como fato inédito após 65 anos.

A secretaria de educação Mirianete Brasil disse que é de fundamental importância a conferência para discutir as políticas públicas, onde por meio das ideias dos adolescentes é que a administração poderá melhorar as políticas públicas do município, além de aprofundar os conhecimentos a respeito do ECA (Estatuto da Criança e do adolescente) tendo a oportunidade de opinar exigindo seus direitos. Encerrando desejando um feliz natal a todos.

O vereador Antonio dias representante do legislativo iniciou parabenizando os autores do evento, as crianças e os adolescentes, dizendo ainda que a conferência une forças para o fortalecimento do município, desejando um dia proveitos, onde as metas venham trazer o melhor para cada um.

O Prefeito Ciro Bezerra iniciou dizendo ser um dia especial, por está reunindo as crianças e adolescentes para poder traçar as metas, em busca de uma melhor qualidade de vida voltada para eles, traçando políticas públicas para ser aplicada no fortalecimento desses jovens e adolescente, um política voltada para o futuro.

Desfeita a mesa Renata Fernandes fez a leitura do Regimento Interno para aprovação da plenária, que foi aprovada por unanimidade. Em seguida foi dada a pausa para coffee break.

Após a pausa, a conferencista Anatália Melo convidou a todos para retornar aos trabalhos, que teve inicio com a palestra ministrada pela Assistente Social Tássia Morais. Em seguida o Psicólogo Alan Amorim fez uma dinâmica, onde os grupos deveriam apresentar propostas para eleger um prefeito dentro do grupo.





Foi escolhido pela maioria Alfredo Neto, que a partir de então teve a missão e compor sua equipe administrativa para elaborar propostas, onde os demais participantes representavam o povo da cidade. O interessante é que as propostas apresentadas pelo secretariado do prefeito que fazendo uso do espaço da conferência para chamar os cidadãos a participarem da administração do prefeito Alfredo Neto, com propostas para Saúde, Educação e Esportes, embora com a falta de informação, acabaram se perdendo quando o assunto era o financeiro.
Após as apresentações das propostas foi feita a eleição dos delegados e delegadas da conferência.
A I conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente encerrou-se após o almoço com a entrega de certificados.
Estiveram presentes do evento o Prefeito Ciro Bezerra, Vereador Antônio Dias (Toinho Galego), Articulador do Selo UNICEF Jonilson Ferreira, Coordenadora do CRAS Das Dores Ferreira representando a Secretária de Assistência Social, Jaíra Martins, Secretária de Educação Mirianete Brasil, Presidente do CMDCA Renata Fernandes, Representante do NUCA Bárbara Brasil, Psicólogo Alan Amorim e a Assistente Social Tássia Morais.

A I Primeira Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente foi uma realização da Prefeitura Municipal de Itaú-RN, através da Secretaria de Assistência Social, apoiada pelo Assessor Técnico Iuremberg Martins, Coordenadora do Acessuas Avani Vieira e Conselho Tutelar.




Fonte: Assecom Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário