quarta-feira, 26 de março de 2014

Lei permite que ônibus parem fora das paradas durante a noite em Natal

Ônibus e carros terão de seguir por rotas diferentes no bairro da Ribeira, em Natal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)
Lei foi sancionada nesta quarta-feira (26)
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)
A Prefeitura de Natal sancionou nesta quarta-feira (26) a lei que institui o projeto Parada Segura no transporte público da capital potiguar. De acordo com o Diário Oficial, a lei autoriza o desembarque de passageiros fora das paradas obrigatórias depois das 22h.
Entretanto, a lei não vale para todos os veículos. Caberá à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) realizar estudos que possam subsidiar a escolha mais adequada das linhas a serem contempladas pela Parada Segura.

A medida, ainda segundo o DOM, visa garantir a segurança dos usuários, passageiros e trabalhadores do transporte público. A Parada Segura deve ocorrer exclusivamente ao longo do trajeto original dos ônibus e permissionários, não sendo permitidos desvios ou acessos por caminhos diferentes dos estabelecidos pela Semob. A pasta vai orientar as empresas concessionárias a afixarem avisos em locais visíveis nos veículos que forem incluídos no projeto.
Para Augusto Maranhão, um dos diretores do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Natal (Seturn), a nova lei é válida, mas não resolve o problema da insegurança dentro dos ônibus. “Toda iniciativa que vise preservar a segurança dos nossos usuários e funcionários merece apoio. Mas o problema está sendo tratando superficialmente”, opinou.
Augusto Maranhão diz que os assaltos no transporte público só serão minimizados quando for eliminado totalmente o uso de dinheiro no transporte de passageiros. “Como já aconteceu em outros lugares do país”, afirmou.
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário