domingo, 17 de fevereiro de 2013

Volta às aulas: SME distribui kit escolar nesta segunda-feira



A Secretaria Municipal de Educação, cultura e Desportos (SME) do Município de Itaú dará início o ano letivo a partir desta segunda-feira (18), onde cada aluno matriculado na rede de ensino municipal será agraciado com um kit escolar contendo: um caderno de 10 matérias capa dura; uma caixa de lápis de cor de madeira; duas canetas esferográficas; um lápis grafite; borra e apontador.

Kit Escolar


O kit será entregue as séries do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) desde a Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando mais de 700 kit’s distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino.

A Secretária Municipal Miriante Brasil falou a nossa reportagem sobre a importância de incentivar os discentes na busca do conhecimento.



O kit escolar oferecido pela secretaria não é uma iniciativa nova, pois o mesmo já vinha sendo distribuído em anos anteriores, sendo a continuidade de um incentivo dado aos pais dos alunos na economia do material escolar. Miriante salientou ainda que muitos alunos levam seus materiais escolares de casa, pois querem mostrar aos demais colegas, enquanto que outros por serem filhos de uma classe mais pobre e sabem da entrega do material escolar, não se preocupam em destinar despesas com esse tipo de material, pois recebem de bom grado a doação da Prefeitura Municipal.

Diante disso questionamos a secretária se a falta de material teria causado prejuízos ao ensino do município, ou seja, se algum aluno teria deixado de frequentar a escola por falta de material escolar; a secretária disse que não, a entrega de material é apenas uma maneira encontrada pelo município de os pais poderem ter menos gastos na educação do seu filho. Destacando que na gestão de Ciro Bezerra (DEM) o mesmo trás uma novidade, que além do kit escolar, será entregue o Fardamento Escolar, porém ainda não há uma data definida para entrega, devido muitos pais de alunos deixarem para matricular seus filhos após o início do ano letivo, dificultando assim o número de fardamento necessário para o alunado municipal.

Outro ponto destacado por Mirianete Brasil para justificar o possível “atraso” na entrega, seria a abertura de licitação para compra do fardamento, ou ainda uma segunda opção, pois a secretária visa fazer a adesão a Ata pregão do Governo Federal, que disponibiliza a todos os municípios através da internet.

Mirianete visa à pesquisa feita no portal de quais municípios do RN aderiram ao programa, para que também possa fazer o mesmo.



Vagas

A Secretaria de Educação Mirianete Brasil disse que ainda há vagas disponíveis, e os pais que desejam matricular seu filho em uma das escolas da rede municipal é só procurar a diretoria da escola e realizar a matricula, portando os seguintes documentos:

Foto 3x4, Registro de Nascimento, RG, CPF, Comprovante de alistamento Militar (homens), Cartão do Bolso Família (beneficiários).

De acordo com a secretária a grande dificuldade hoje encontrada na realização da matricula, diz respeito à escolha dos turnos, visto que, a maioria dos pais preferem o turno matutino e o município não tem aporte suficiente para atender a demanda, já em relação ao cartão do Bolsa Família a exigência já vem do Governo Federal, pois a cada bimestre é lançado no sistema do Governo a frequência dos alunos, e aquele aluno que atinge um grande número de falta, terá o beneficio bloqueado ou até mesmo suspenso pelo sistema do próprio Governo Federal.

Fonte: Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário