Novo Cartão Postal da cidade que mais cresce no Nordeste e no RN, a Praça Bento Praxedes (Codó) está de volta ao cenário urbano da cidade. Nesta sexta-feira (2/12), a prefeita Fafá Rosado entrega para a população a nova praça, agora transformada em um dos mais belos cartões postais de Mossoró.
Até o século passado, a “Bento Praxedes” era apenas uma quadra de rua. Depois virou uma praça e ao longo dos anos passou por várias reformas, até essa nova reforma feita pelo Governo Mossoró da Gente. Revitalizada, a ocupa área construída de 3.567,77 m2, representando um investimento da municipalidade da ordem de R$ 1.292.596, 66.
A nova “Bento Praxedes” foi construída em piso cerâmico, blocos de concreto de elevado padrão de resistência intertravados, sinalização tátil em mosaico para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais. Um pórtico central dá sustentação a dois relógios analógicos revestidos em chapa de alumínio escovado, material de bela feitura.
Uma fonte luminosa ocupa uma área de 210 m2 revestida com pastilhas em porcelana e 116 projetores de luz subaquática, 120 bicos aspersores e sete conjuntos de moto-bombas, e uma passarela interligará os lados da fonte. A praça terá 28 bancos com estrutura de ferro e 28 assentos em madeira ipê, postes com lâmpadas a vapor mercúrio e outros 26 postes decorativos com duas lâmpadas de vapor metálico de 150 watts cada.
As luzes darão ao ambiente o aspecto diurno, realçando as formas, cores e beleza da nova praça. Revigorada, a Bento Praxedes terá o Balcão de Informações Turísticas, abrigo e vagas para táxi, 52 vagas de estacionamento para carros e uma área de 216 m2 destinada a motos e bicicletas, veículos utilizados por comerciários do centro.
O projeto paisagístico também é diferenciado. Com a criação de novos espaços, a Bento Praxedes receberá 52 mudas de espécies como Ipê, Saponara e Craibeira, que, no futuro, darão ao local maior embelezamento. Outras espécieis arbóreas são remanescentes da praça antiga, já que a Prefeitura fez questão de preservá-las no projeto da reforma.
Ao reconstruir a histórica “Praça do Codó”, a prefeita Fafá Rosado atendeu a um antigo pleito da classe empresarial e os comerciários dessa área de Mossoró. A praça estava muito degradada e, o projeto antigo, atrapalhada o escoamento do tráfego, intenso nesta região da cidade. O novo projeto prioriza a questão do espaço, agora bastante ampliado.
Ao longo de sua existência, a Praça do Codó tornou-se referência como espaço para grandes shows, instalação de circos, eventos religiosos e movimentações políticas. “Agora a praça ganha uma versão urbanística definitiva. Um monumento ao passado e ao futuro de Mossoró. Uma obra que ficará para a história das novas gerações”, diz a prefeita Fafá Rosado.
Fonte: Blog Padua Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário