quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Previsão é de bom inverno para o interior em 2012

Os agricultores potiguares podem  renovar as esperanças de boa safra para os próximos meses. O primeiro trimestre de 2012 promete ser chuvoso em boa parte do Rio Grande do Norte. A previsão é dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do  Estado (Emparn) apresentada na Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte do Nordeste do Brasil ocorrida nos dias 15 e 16 deste mês, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Há um dia para o início do verão [a estação começa amanhã, dia 22], o meteorologista Alexandre Santos, afirma que a quantidade de chuva que cairá nos três primeiros meses vindouros será igual ou maior que a registrada no mesmo período desse ano. "Acreditamos que ocorrerá o mesmo que aconteceu esse ano: precipitação maior tanto no Litoral como no Semi-Árido", disse.
Emanuel AmaralHoje, 67 municípios do RN são atendidos pela Operação Pipa 
Hoje, 67 municípios do RN são atendidos pela Operação Pipa

A seca que atingiu o Estado em 2010, de acordo com o estudioso, está descartada. Em janeiro e fevereiro, haverá boa quantidade de chuva, porém, será em março, segundo as previsões, que as precipitações ficaram mais volumosas. O aumento na quantidade de água será causado pelo fenômeno La Niña. "Além disso, vamos sofrer ação das zonas de convergência e a média de chuva será de 300mm para o Estado", avisou.

De acordo com a análise e previsão das condições oceânicas e atmosféricas da Emparn realizadas no mês passado, mostram a continuidade do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial. Há tendência de que permaneça assim até o primeiro semestre de 2012. Anomalias positivas da temperatura da superfície do mar aliado a um predomínio de normalidade no Oceano Atlântico, indicam tendência de chuvas variando entre normais e acima da média sobre o Nordeste do Brasil. "Nesse contexto, o RN apresentará, no primeiro trimestre, uma condição dentro da normal a acima da média histórica", informou Alexandre.

Apesar dos primeiros meses desse ano terem sido considerados bons com relação a quantidade de chuva, algumas regiões convivem com uma seca assustadora. Atualmente, 67 municípios precisam de assistência do Exército para suprir a necessidade de água. A chamada "Operação Pipa", comandada pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), leva água em carros-pipa para as diversas localidades do Estado [leia entrevista e box]. Mesmo com o prognóstico positivo do Emparn, a operação deve continuar nos próximos meses.

O relatório da Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte do Nordeste do Brasil registra ainda que o RN tem como característica a alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos. "Isto significa que algumas localidades poderão receber uma quantidade de chuvas maior do que outras, não sendo descartada a possibilidade de ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte em algumas áreas devido alguns sistemas transientes", explicou Alexandre Santos.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário