sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Alunos da E. E. Francisco de Assis Pinheiro apresentam projetos científicos na V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

Está acontecendo em Mossoró-RN, no período de 07 à 09 de outubro de 2015, a V Feira de Ciência do Semiárido Potiguar. A cidade Itaú está entre as cidades representando o Semiárido com 11  projetos elaborados pelos alunos da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro, sob a direção do Professor Laércio Andrade.

Os projetos são criação dos próprios alunos sob orientação dos Professores Coordenadores: Leonildes Oliveira, Emerson Matheus, Edson Júnior, Rosivânia Lopes e Eronildes Brasil.


A escola está sendo representada por 33 alunos, subdivididos entre os 11 projetos científicos, nesta quarta-feira (07) aconteceu a abertura com o credenciamento das escolas, hoje, quinta-feira (08) os trabalhados tiverem início com a palestra de Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro a pisar na lua.

A palestra foi esperada com muita expectativa, e ao ser anunciado Marcos Pontes foi bastante ovacionados pelos jovens cientistas. Marcos Pontes usou a metodologia motivacional, para dar forças aos novos cientistas a lutarem por seus sonhos, jamais desistissem deles, mesmo que as pessoas fossem contra; o segredo era persistir e não desanimar.



O astronautas usou sua trajetória de vida para mostrar que para vencer seus objetivos, não precisa nascer em berço de ouro, ou seja, só os ricos conseguem, pelo contrário. A falta de apoio foi o que mais viu, destacando o alimento essencial para buscar o algo mais, as críticas, pois foi através das críticas que o mesmo encontrou forças para conquistar, destacando também que para isso, precisamos ver o quanto somos “inúteis” perante as conquistas da vida, o fator estabilidade, pode ser um sinal de grande derrota, o ideal é sempre buscar o que está faltando.

Após a palestra os jovens cientistas tinam uma grande missão, pois os mesmos passariam pelo crivo dos avaliadores, que ouviram com atenção as ideias propostas por cada aluno, para eleger as melhores ideias, onde serão apresentadas em São Paulo, e quem sabe até em Londres.

Para isso os alunos da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro terá que mostrar muito gingado, em meios aos mais de duzentos projetos que foram apresentados nesta quarta-feira.




O município de Itaú não foi destaque somente entre os alunos, na própria Feira de Ciências nos deparamos com outros representantes do município de Itaú que desenvolvem suas atividades educacionais nas cidades vizinhas como Francivan Oliveira, Professor da Escola Eliseu Viana da cidade de Mossoró; o Jovem Matheus Oliveira professor de Química da Escola Estadual Coronel Solon na Cidade de Grossos-RN; A jovem Monique da UERN e as observadoras Rita de Cássia e Erivanir Rodrigues. Com esse leque de diversidade o município de Itaú se desta nessa V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

O grande destaque da Feira foi o Prefeito Ciro Bezerra, que deu todo apoio aos alunos e professores da escola, dando auxilio no que se foi necessário para que a Escola apresentasse seus talentos no município de Mossoró. Chamando a atenção dos organizadores por ser o único prefeito a acompanhar a vida estudantil dos seus munícipes.
O Prefeito falou da importância do ensino aprendizagem dos alunos, em especial aos jovens cientistas que ao longos dos meses buscaram in loco as informação e pesquisas para obter o resultado aqui apresentado, trazendo o melhoramento na vida dos munícipes através das ideias trazidas por eles, esperando que os mesmos sejam selecionados para representar a cidade de Itaú na cidade de São Paulo e quem sabe ir além, chegar a Londres como é o desejo desses jovens cientistas.

Nesta sexta-feira (09) os alunos voltam as dependência da UFERSA para apresentar seus projetos científicos aos alunos das escolas que visitarão o local.
Veja todas as fotos clicando aqui ou na imagem abaixo:
V Feira de Ciência do Semiárido Potiguar (Mossoró-RN 2015)

Fonte: Assecom de Itaú RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário