sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Derrubada de veto possibilita criação de seis novos municípios no RN

Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN

A criação de seis novos municípios no Rio grande do Norte, sendo dois deles somente na microrregião da Chapada do Apodi, poderá se concretizar a menos tempo do que se imagina. Isso só será possível por que os deputados federais pretendem derrubar o veto presidencial sobre o projeto de lei complementar que regulamenta a criação de novas cidades em todo o território brasileiro. 

A notícia foi dada por parlamentares após participarem de um seminário promovido pela Comissão de Integração Nacional da Câmara dos Deputados na última terça-feira, 18 de novembro. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios Paulo Ziulkoski, a derrubada do veto é defendida pelos deputados por que todos os 1530 municípios criados, após o ano de 1988, melhoraram seus indicadores sociais.

Na Chapada do Apodi, os distritos de Soledade, em Apodi, e São Geraldo, em Caraúbas, lutam há vários anos pela emancipação política do seu, respectivo, município-mãe. Para Vandilson Targino, presidente do Movimento Emancipalista do Rio Grande do Norte, o MOERN, a possibilidade de derrubada do veto presidencial contra a criação de novos municípios representa uma vitória do movimento, apesar da grande demora na decisão.

Além de presidente do movimento a nível estadual, Vandilson coordena o grupo que busca a separação política do distrito de Soledade do território apodiense. Ao SOS Notícias do RN, ele informou que o objetivo dessa luta, que já dura 18 anos, é melhorar a qualidade de vida dos moradores locais, através do desenvolvimento das potencialidades do distrito que muitas vezes é esquecida pelo poder público.

Em todo o estado potiguar, seis comunidades distritais pleiteiam sair da condição de distrito e passar a município. No Brasil, são mais de 800, entretanto somente 180 poderão concretizar suas lutas e se tornar municípios, uma vez que o projeto é restritivo.
 
Fonte: SOS NOTÍCIAS DO RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário