sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SAÚDE - 1ª etapa do Mais Médicos seleciona só 1.700 inscritos

O Ministério da Saúde informou ontem (1º) que 1.753 médicos com diplomas de universidades brasileiras foram selecionados para trabalhar em 626 municípios, na primeira rodada do processo seletivo do programa Mais Médicos. Do total, 51,3% devem atuar em cidades do interior e 48,6% nas periferias de capitais e nas regiões metropolitanas.
O número é baixo em comparação com a demanda por médicos nos municípios inscritos no programa. De acordo com o ministério, as 3.511 cidades cadastradas na primeira rodada do Mais Médicos pediram 15.460 profissionais. O resultado deve preencher só 11% do total de postos estipulados, deixando 13.707 deles ociosos.
A previsão do ministério é fazer novas rodadas de seleção ao longo do ano. "Estamos muito satisfeitos com esses profissionais que demonstraram interesse de atuar nas regiões mais carentes do Brasil, mas sabemos que ainda temos uma grande demanda para atender", disse o ministro Alexandre Padilha, em nota oficial.
"Nesta primeira seleção, focada nos brasileiros, ainda ficamos com um déficit”, afirmou Padilha.
Os médicos com registro válido no Brasil têm até este sábado (3), às 16h, para homologar a participação no programa e assinar um termo de compromisso confirmando o interesse no município indicado.
A lista final com médicos e municípios que participarão da primeira etapa do Mais Médicos vai ser divulgada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (5). O número de escolhidos, portanto, ainda pode mudar.
As novas rodadas de inscrição devem ocorrer com intervalos de 45 dias, de acordo com informações divulgadas anteriormente pelo Ministério da Saúde.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário