sábado, 10 de agosto de 2013

Inscrições para o Sisutec terminam segunda; tire dúvidas sobre o sistema

Site do Sisutec, que seleciona alunos para cursos técnicos em todo o Brasil (Foto: Reprodução/MEC)Site do Sisutec (Foto: Reprodução/MEC)
O Ministério da Educação recebe até as 23h59 da segunda-feira (12) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) no site do programa. No total, 239.792 vagas em cursos técnicos foram oferecidas pelo sistema, que vai usar a nota da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os candidatos.
Para tirar dúvidas sobre o novo sistema do ministério, lançado neste mês, o G1 ouviu o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira. Leia abaixo as perguntas e respostas sobre o Sisutec:
Qual é a diferença entre o Sisu e o Sisutec?
Apesar de usar uma plataforma igual à do Sistema de Seleção Unificada, o Sisutec oferece vagas em cursos diferentes. Enquanto no Sisu as vagas são para cursos de bacharelado e licenciatura e cursos técnicos de nível superior, no Sisutec os cursos são todos técnicos e de nível médio, com entre 800 e 1.200 horas de duração, segundo Oliveira.

Que tipos de curso técnico são oferecidos pelo Sisutec?
Há três tipos de curso técnico de nível médio: o integrado, que o estudante de ensino médio faz junto com o currículo regular, o concomitante, feito no contraturno do ensino regular, e o subsequente, destinado a pessoas que já terminaram o ensino médio. No Sisutec, só são oferecidas vagas para os cursos do tipo subsequente.

Quais são os requisitos para participar do Sisutec?
De acordo com o secretário, para participar desta edição do Sisutec é preciso ter o ensino médio completo e ter feito o Enem de 2012. A nota da redação do Enem não pode ter sido zero. Dependendo da instituição e do curso, é possível que haja mais requisitos específicos, como nota mínima em uma ou mais provas objetivas do Enem.

Quem fez o Enem em outros anos, mas não em 2012, pode participar desta edição?
Não, para a edição do Sisutec atualmente com inscrições abertas, não é possível usar a nota de edições do Enem anteriores a 2012.

Cronograma do Sisutec:

12/08: fim das inscrições
14/08: primeira chamada
15 e 16/08: matrícula
19/08: segunda chamada
20/08: matrícula
Como é o processo de seleção?
Cada candidato, no ato da inscrição, pode escolher até duas opções de curso. Os candidatos serão escolhidos de acordo com a ordem decrescente de sua nota no Enem, segundo as regras de reserva de vagas. O resultado da primeira chamada será divulgado na quarta-feira (14), e a matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20.

O que será feito com as vagas remanescentes do Sisutec?
Após o período de matrículas da segunda chamada, as vagas que anda estiverem em aberto serão oferecidas pelo site do Pronatec e preenchidas sem o processo seletivo baseado na nota do Enem.

Como funciona o sistema de cotas?
A seleção adotará cotas de acordo com raça, renda familiar e rede frequentada no ensino médio: 85% de todas as vagas oferecidas na próxima edição do Sisutec serão reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral. Além disso, 50% de todas as vagas oferecidas nas instituições federais de ensino também serão reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio que estudaram na rede pública ou foram bolsistas integrais na rede particular.

As cotas raciais do Sisutec estão atreladas à rede de ensino onde o candidato terminou o ensino médio, segundo o edital. Nas instituições federais, nas vagas destinadas a negros, pardos e indígenas, será reservado uma quantidade correspondente à porcentagem dessa população no estado onde a vaga é oferecida, segundo o Censo mais recente. Há dois tipos de cotas raciais: uma é específica para estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral na rede particular, desde que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A outra exige que os estudantes interessados na cota racial tenham cursado a rede pública ou tenham tido bolsa integral na rede privada, mas não atrela a participação à renda familiar.
As demais vagas que não se encaixarem nas quatro categorias de cotas serão de ampla concorrência.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário