sábado, 11 de maio de 2013

SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE ITAÚ/RN REALIZADA NESTA SEXTA (10) DEIXA UM SALDO POSITIVO


Na sessão ordinária realizada nesta sexta-feira, 10 de maio na câmara municipal de Itaú/RN deixa um saldo positivo tendo em vista os bons requerimentos encaminhados ao executivo local e que remete a população itauense grandes benefícios.

O Vereador Márcio Lima  (PR) colocou um requerimento  nº 012/2013 referente a incineração de material hospitalar e medicamentos vencidos feitos na Maternidade Marcolino Bessa e que segundo o vereador deixa uma fumaça tóxica no ar causando malefícios a moradores da rua 1º de maio e verificando que a mesma chega a outra localidades por causa dos ventos como foi indagados por nós em discussão junto ao vereador e parlamentares da casa. O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado para o executivo, embora, não tenha sido o primeiro que o parlamentar tenha colocado, já havia encaminhado outro na administração passada.


Vereador Toinho Galego - DEM
O Vereador Toinho Galego (DEM) colocou um requerimento nº 011/2013 referente a coleta de lixo na comunidade do Assentamento Paraná que devido ao acúmulos de resíduos sólidos está poluindo o solo, a água e atraindo insetos, animais peçonhentos e/ou roedores que atraem doenças e posteriormente a saúde das pessoas moradoras daquela comunidade. Foi um requerimento muito discutido por todos.
Vereador Ítalo Medeiros - PMDB
O vereador Ítalo Medeiros (PMDB) recordou de um projeto (associação de catadores de lixo) criada no município e que não tinha tido êxito e foi quando entramos no assunto e dissemos que a associação está legalizada, em dia e que com a construção do aterro sanitário previsto para o alto oeste, os municípios que já possui essas associações sairiam na frente dos demais e foi o tema mais discutido na sessão ordinária pelos parlamentares e platéia presente a sessão. O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao executivo local para sua sanção.
O Vereador Paulo Moreira (PHS) não pode comparecer a sessão, justificando sua ausência, mas havia colocado um requerimento a cerca dos veículos do erário público que estão sem um local adequado para serem guardados, estão no meio da rua sob um sol forte e/ou efeitos das chuvas que estamos recebendo.
Segundo o requerimento colocado sob o nº 013/2013 do presidente da casa os veículos ficam ao relento sem nenhuma proteção correndo o risco de ter alguma peça subtraída de seu interior. O requerimento também foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao executivo.

Vereador Reykson Brasil - PR
O Vereador Reykson Brasil (PR) teceu comentários a cerca dos requerimentos do colegas Márcio Lima sobre a queima do lixo hospitalar e abordou leis que determinam um local afastado para que seja realizado a queima e/ou um quarto com cerca de 4 metros quadrados para guardar esses materiais e a empresa responsável pelo material que faça a coleta destinando corretamente o conteúdo desse lixo. Foi enfático em dizer que está fiscalizando o destino desse material e disse que a vigilância sanitária do município dever está atenta a essa questão, pois se uma fiscalização pegar uma coisa desse tipo poder aplicar uma multa muito grande ao município.
Quanto ao requerimento do colega Toinho Dias disse que a comunidade do assentamento paraná merece esse benefício que trará mais saúde para aqueles moradores da comunidade.
Comentou o requerimento do vereador Paulo Moreira em querer o mais rápido possível um local seguro para guardar os veículos do município.

Vereador Gildo Pinheiro - PR
Na ausência do presidente Paulo Moreira (PHS) o vereador Jailson Brito (DEM) compôs a mesa e por um minuto chegou a ser o presidente da casa, mera formalidade que por força da lei um requerimento que o vice-presidente Gildo Pinheiro (PR) era relator não podia exercer a função e repassando a função para o vereador Jailson Brito que depois de colocar o requerimento em votação também concedeu de volta a presidência da casa ao vereador Gildo Pinheiro (PR) que regia a sessão e também convocou uma nova sessão para a próxima terça-feira, 14.
Na sessão também foi colocado um requerimento nº 001/2013 que é de autoria do vereador Gildo Pinheiro (PR) que visa criar uma internet gratuita (WI FI) nas localidades públicas do município como praças, escolas e/ou outros, esta é uma promessa antiga de campanha do vereador e foi aprovada por unanimidade.
A chamada inclusão digital será de grande valia ao município e o executivo tem o prazo de até 30 de dezembro de 2013 para executar o requerimento, isto é, instalar gratuitamente a internet nestes locais, onde já está previsto na lei orçamentária esta receita.
O vereador Jaílson Brito enalteceu os requerimentos colocados em votação e disse que quando é para o bem da população, ninguém votaria contra e prova que a casa (câmara) está unida na busca de políticas públicas que beneficiem nosso povo, frisou o vereador democrata.
Foi uma sessão muito proveitosa ao olhos da população que ainda não compareceu em grande números para prestigiar e/ou cobrar de seus parlamentares medidas em prol do município, apenas cobram isoladamente de alguns vereadores.

Vereador Alex Brasil - PMDB
Uma situação sem necessidade foi um bate boca entre os vereadores Alex Brasil (PMDB) e Márcio Lima (PR) que começou nos agradecimentos dos vereadores e deixou um clima tenso quanto ao assunto não revelados por ambos. Apenas relatando que durante a reunião das comissões os ânimos teriam se alterados entre os mesmo e chegando a vias de fatos (palavras) na sessão ordinária.

Vereador Márcio Lima a Esquerda - PR
Com Microfone




Fonte: Márcio Melo 
Foi uma situação estranha, pois já estava nos momentos finais da sessão e os ânimos logo ficaram exaltados, sem motivo aparentemente diagnosticado por nós.


Fonte: Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário