sexta-feira, 26 de abril de 2013

Campanha de vacinação contra a febre aftosa deve vacinar 10 mil animais



Vacinação do rebanho é obrigatória - Cacau
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa acontece hoje, em Mossoró, às 9h, no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá (Mercado do Bode). Juntamente com a campanha, também será iniciada a distribuição de sementes para os pequenos agricultores do município e a apresentação da Clínica Veterinária Móvel.
Apesar de o lançamento acontecer hoje, a vacinação será iniciada somente no mês de junho. O motivo é que o Governo Federal alterou o calendário de vacinação, que sempre é iniciado em maio. A segunda etapa da vacinação tem previsão para o mês de novembro. De acordo com Betinho Rosado Segundo, subsecretário do Desenvolvimento Rural, 10 mil animais devem receber a vacina.
"No total, devem ser aplicadas 20 mil vacinas, já que são duas doses. A primeira etapa será realizada em junho e a segunda no final do ano. Como tivemos um período de seca, muitos animais acabaram morrendo. A meta do Governo Federal é erradicar a doença para manter as exportações. A vacina gratuita é destinada aos pequenos criadores que têm até 25 animais no rebanho", explica o subsecretário.
A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos como bovinos, ovinos, caprinos e suínos. O vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido pela baba do animal. A vacina é obrigatória a todos os criadores de animais e aplicada de seis em seis meses, a partir do terceiro mês de vida do animal.
Sobre a Clínica Veterinária Móvel, Betinho Rosado Segundo afirma que ela irá fazer vários exames para diagnóstico nos animais, como parasitológico e andrológico. "É uma parceria com a Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido). Serão realizadas duas visitas semanais em polos e uma visita semanal na Feira do Bode", esclarece.

Pequenos agricultores começam a receber sementes para o plantio

A distribuição de sementes foi iniciada ontem e mais de 1.200 pequenos agricultoresdevem ser beneficiados com a ação. Os produtores estão recebendo sementes de sorgo, feijão e milho para iniciarem o plantio.
"Cada agricultor recebe 5kg de sorgo, 5kg de feijão e 3kg de milho. Essa quantidade é suficiente para plantar um hectare de sorgo, meio hectare de feijão e ¼ de hectare de milho. No total, serão distribuídas 26 toneladas de sementes", destaca o subsecretário do Desenvolvimento Rural.
O agricultor Anselmo Raimundo comenta que agora, com o recebimento das sementes, irá iniciar o plantio. "Começou a chover e estamos animados com a produção, principalmente com a intensidade das chuvas", explica.

Fonte:  Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário