quinta-feira, 10 de março de 2011

Quaresma é iniciada com missa de Cinzas e o anúncio da Campanha da Fraternidade


A missa de Cinzas realizada ontem, dia 9, às 19h, e presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana, na Catedral de Santa Luzia, marcou o início da Quaresma. Outro momento forte do período de 40 dias que antecede a Páscoa é o lançamento da Campanha da Fraternidade, que em Mossoró será realizado no próximo domingo, dia 13. Este ano, a campanha traz como tema: "Fraternidade e a Vida no Planeta" e como lema: "A criação geme em dores de parto". (Rm 8,22).
O bispo diocesano Dom Mariano Manzana explica que a campanha é um esforço empreendido pela Igreja Católica do Brasil e o tema de 2011 envolve o planeta Terra. Na prática, o objetivo do movimento é criar uma consciência ecológica e ambiental, que passa pela questão do aquecimento global.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Diocese, a programação será iniciada com a apresentação da mensagem do Papa Bento XVI saudando a campanha. O bispo informa que a programação do lançamento será iniciada às 7h30, com concentração próxima ao rio Mossoró, onde estarão reunidas comunidades de diferentes paróquias. No local, haverá apresentação cultural. Em seguida, os presentes seguem para a Catedral de Santa Luzia, onde será realizada a missa presidida por ele.
"Queremos enfocar esse ano, de uma forma particular, o rio", diz Dom Mariano, destacando que o rio perpassa todas as cidades da Diocese e que é necessário criar uma cultura de preservação da água e de respeito ao rio e à vida.
Com relação à Quaresma, o bispo explica que são 40 dias, onde são lembradas as tentações de Jesus no deserto. "É um período de mudança anterior", afirma. Além disso, como o próprio Dom Mariano comenta, trata-se de um período de jejum, não só material, como espiritual, de leitura da Bíblia e de aproximação de Deus. É também uma época de esmola, que representa a gratidão em tirar algo que se tem e dar para alguém que não pode devolver.

Fonte: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário