quarta-feira, 2 de março de 2011

Apodi - Moradores de Soledade sofrem com as inundações


Com as for­tes chu­vas que caí­ram ao longo de todo o final de se­ma­na na Cha­pa­da do Apodi, a co­mu­ni­da­de de So­le­da­de já co­me­ça a so­frer com os pri­mei­ros im­pac­tos. E acor­do com o re­la­to de mo­ra­do­res, casas, co­mér­cios foram ala­ga­dos, a água in­va­diu di­ver­sos es­ta­be­le­ci­men­tos e tam­bém pro­vo­cou o ala­ga­men­to da prin­ci­pal via de aces­so a co­mu­ni­da­de.

Os pe­que­nos açu­des que ficam as mar­gens da RN, na en­tra­da da co­mu­ni­da­de já atin­gi­ram sua ca­pa­ci­da­de má­xi­ma. Dian­te da si­tua­ção, os buei­ros que exis­tem na co­mu­ni­da­de para ga­ran­tir o es­coa­men­to da água, não con­se­gui­ram dá vazão su­fi­cien­te e a água aca­bou in­va­din­do a pista e as casas que ficam no Con­jun­to Velho.

Cerca de 20 casas foram in­va­di­das pela água., dei­xan­do mo­ra­do­res sem ter como sair da suas re­si­dên­cias, pri­mei­ro pela água que passa em fren­te às casas em gran­de cor­ren­te­za, e a ainda te­men­do que a água possa ar­ras­tar algum móvel das casas. Mesmo com as for­tes chu­vas, na manhã de ontem, al­guns mo­ra­do­res, es­ta­vam no local, ten­tan­do des­viar o curso das águas e man­ter a vi­gi­lân­cia sobre os seus imó­veis e ob­je­tos, com a pro­pos­ta de re­du­zi­rem os pre­juí­zos.

No local muita gente que veio da área ur­ba­na da ci­da­de, no sen­ti­do de ga­ran­tir apoio aos mo­ra­do­res de So­le­da­de, e ou­tros que foram até o local ape­nas por cu­rio­si­da­de acom­pa­nhan­do de perto os es­tra­gos cau­sa­dos pela força das águas in­va­din­do o ce­mi­té­rio da co­mu­ni­da­de e vá­rias casas de pes­soas que estão com muito medo do que possa acon­te­cer uma si­tua­ção ainda mais grave do que foi re­gis­tra­da no ano de. 2009, quan­do vá­rias co­mu­ni­da­des de Apodi fi­ca­ram iso­la­das em con­se­qüên­cias das chu­vas re­gis­tra­das na­que­le ano. Aém do iso­la­men­to, os mo­ra­do­res per­de­ram plan­ta­ções, ani­mais e mui­tos ob­je­tos, sem con­tar as casas que foram des­truí­das pelas inun­da­ções. "São ape­nas as pri­mei­ras chu­vas e já es­ta­mos nes­sas con­di­ções, te­me­mos que uma tra­gé­dia possa acon­te­cer, por­que as chu­vas devem con­ti­nuar, é muito preo­cu­pan­te nossa si­tua­ção" re­la­tou uma mo­ra­do­ra que con­ti­nua com sua casa ilha­da.

Fonte: CORREIO DA TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário